Selecionados para o PJER no território de Canindé

Vamos iniciar as ações do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) no território dos Sertões de Canindé, que irá beneficiar jovens dos municípios de Canindé, Caridade e Paramoti. Após mais de 60 inscrições e entrevistas presenciais com os jovens, 34 foram selecionados. Essa turma conta com apoio do Instituto Localiza e representa uma expansão do Programa, que passa a atuar pela primeira vez nesses municípios.

Confira a lista de selecionados aqui: https://drive.google.com/file/d/1GnlDxA4JGuxa44TiM4cAOGUFsLWCzdY3/view?usp=sharing

Segundo Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas, as visitas aos jovens na fase de seleção são fundamentais para compreender melhor o contexto em que vivem os jovens, a realidade e as oportunidades que os cercam. “É o momento em que nos aproximamos para conhecer de onde os jovens estão vindo e sobre quais olhares eles estão enxergando as oportunidades apontadas na inscrição. Percorrer as estradas e chegar as propriedades dos jovens é uma grande oportunidade de conhecer mais de perto o território e poder adequar nossos processos formativos para que haja maior aproveitamento pela juventude local e para que os conhecimentos que serão acessados por eles estejam conectados com as vivencias e vocações existentes nas comunidades”, reforça.

Ao ingressar no Programa, os jovens participam ao longo de quatro meses do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Rural. O Curso reúne informações e ferramentas que auxiliarão os participantes na elaboração de seus Projetos de Negócio. Serão abordados temas como desenvolvimento local, educação financeira, estratégias de comercialização, comunicação, marketing, dentre outros.

A Aula Inaugural já acontece nesta terça, 11, às 9h, no Centro de Treinamento Paróquia São Francisco das Chagas, Praça Frei Aurélio, 914, Centro, Canindé/CE.

Sobre o PJER

Esse ano, vamos expandir as ações do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) para sete municípios cearenses: Canindé, Caridade e Paramoti, no Sertões de Canindé; e, Itapipoca, Trairi, Tururu e Uruburetama no território do Vale do Curu e Aracatiaçu.

Há mais de 10 anos, realizamos o PJER visando criar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores de comunidades rurais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para que possam permanecer no meio rural, aproveitando seus talentos e suas vocações, como agentes do desenvolvimento local.

Ao longo desses anos de atuação, o PJER já beneficiou mais de 3 mil jovens de diversos municípios no estado do Ceará. Foi certificado como tecnologia social de referência pela Fundação Banco do Brasil e recebeu prêmios nacionais e internacionais pelos impactos alcançados.

Compartilhar: