COMPROMISSO ODS

Nossa relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é trabalhada por uma perspectiva de transversalidade. Ou seja, acompanhamos como os resultados e os impactos do nosso trabalho vão ao encontro, às metas estabelecidas na Agenda 2030, a partir da matriz de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Somos uma organização que atua pelo desenvolvimento local, endógeno e sustentável de territórios, em uma abordagem multidimensional: social, econômica, cultural, ambiental e institucional. Dessa forma, diferentes programas, projetos e ações realizadas pela organização geram impactos em diversos campos do cotidiano dos territórios: em dinâmicas de trabalho e renda; nas cadeias produtivas e de valor locais; na inclusão socioprodutiva de jovens, mulheres e outros grupos em situação crítica de vulnerabilidade; na educação ambiental contextualizada para convivência sustentável com o Semiárido; na educação básica, como um todo; em segurança hídrica, saneamento rural e na geração de melhorias nas condições de saúde coletiva para as populações rurais; na conservação do meio ambiente; na articulação de governos e da sociedade civil organizada para qualificar a governança local, dentre outras frentes de impacto. Entendemos desenvolvimento como um processo de evolução sistêmica, de ampliação de capacidades por atores locais e melhorias em múltiplas dimensões simultaneamente.

Portanto, nosso trabalho gera resultados diversos e sejam tangentes a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos territórios em que atuamos – de acordo com os diferentes programas e projetos de nosso portfólio. Para deixar mais claro à nossa comunidade, organizamos nossa aderência à Agenda 2030 e aos seus ODS em função do nível de transversalidade com suas metas. Os níveis de transversalidade são classificados em: direta e indireta.

Temos transversalidade direta com os ODS sobre os quais geramos resultados diretos, imediatos e de curto prazo, através de nossas ações e projetos, e de nossas estratégias em campos como advocacy e comunicação para o desenvolvimento. São campos em que geramos e entregamos benefícios para pessoas, famílias e comunidades.

E temos transversalidade indireta com os ODS sobre os quais geramos impactos em médio e longo prazo a partir de nossos projetos e ações e de nossas estratégias em campos como advocacy e comunicação para o desenvolvimento. São campos em que, através de nossas atividades, nós geramos repercussões duradouras e em que contribuímos, mesmo que indiretamente, para mudanças sistêmicas futuras, relevantes ao desenvolvimento local sustentável.

Transversalidade Direta

Transversalidade Indireta