Nosso Manifesto

Nosso manifesto

Somos uma organização que atua pelo desenvolvimento endógeno e sustentável de territórios, de forma multidimensional: nos planos social, econômico, cultural, ambiental, organizativo e institucional. Temos como premissa geral de nossas estratégias que o desenvolvimento humano, pleno, se dá por meio da ampliação das capacidades dos atores locais – pessoas, instituições, grupos formais e informais, comunidades e outras formas de coletividade. Na medida em que as pessoas ampliam suas capacidades em diferentes campos, elas se tornam mais aptas a serem protagonistas, a assumirem e se apropriarem, elas próprias, da governança local.

Identificamos, desde os primeiros anos de nossa existência, o quanto é poderoso e estratégico o papel dos jovens no desenvolvimento rural das comunidades e na superação dos desafios na agricultura familiar no Semiárido brasileiro. Por meio da constante e próxima interação com as comunidades, com os jovens empreendedores rurais e com os agricultores e agricultoras familiares, estamos desenhando programas e projetos que fortalecem a convivência sustentável com o Semiárido e criam oportunidades reais para o desenvolvimento de seus territórios e comunidades.

As lições apreendidas e as tecnologias sociais implementadas nos últimos 15 anos em campo são utilizadas para aperfeiçoar nossa abordagem e tornar as atividades mais eficazes e eficientes. Mas, é chegado o momento de ampliar cada vez mais nossa visão de futuro. Por isso, queremos atuar, cada vez mais, pela ampliação de capacidades das pessoas e de comunidades com maior dificuldade de acesso a serviços, políticas e equipamentos para que possam ter acesso a conhecimento, a investimento, a redes e sistemas de cooperação e colaboração uns com os outros e a tecnologias.