Nossa História

Nossa história

Somos uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção do desenvolvimento local. Nossa missão é promover o desenvolvimento sustentável de territórios rurais, por meio do protagonismo, do empreendedorismo e da cooperação de jovens, agricultores e agricultoras.

Nosso trabalho é fruto da mobilização de jovens de comunidades rurais no Semiárido do Ceará, que tiveram a oportunidade de cursar a universidade na capital do Estado, Fortaleza, e optaram por retornar à região onde nasceram e foram criados, para investir os conhecimentos e as habilidades adquiridas em prol dos territórios rurais.

Enquanto estudavam em cursos como economia, administração, agronomia, engenharia, comunicação e ciências sociais, esses jovens entenderam a importância do conhecimento e de ferramentas que estavam aprendendo em seus percursos formativos, para a promoção do desenvolvimento e para a transformação social.

Nós começamos nosso trabalho em 2007, na região de Pentecoste, no norte do Ceará, onde esses jovens se organizaram com o propósito de apoiar pequenos produtores rurais para o fortalecimento da agricultura familiar e de suas cadeias produtivas. Nos anos seguintes, na medida em que ficou claro o papel estratégico dos jovens locais para o desenvolvimento de suas comunidades rurais, expandimos e consolidamos nossa atuação com as juventudes, para sua inclusão socioprodutiva, sua formação com lideranças e protagonistas e o fomento ao empreendedorismo no meio rural.

Nossa estratégia chave para promoção do desenvolvimento local é a ampliação de capacidades técnicas e gerenciais dos atores locais, por meio do acesso a conhecimentos, crédito, redes e tecnologias.

Missão

Missão

Nossa missão é promover o desenvolvimento local de comunidades rurais por meio do protagonismo, do empreendedorismo e da cooperação entre os atores locais.

Por intermédio de programas e projetos, buscamos desenvolver capacidades com os atores sociais e oferecer a eles acesso a conhecimentos, crédito, redes e tecnologias para que eles possam encontrar condições favoráveis para serem protagonistas das suas histórias de vidas e em suas comunidades.

 

Visão

Visão

Nossa visão é contribuir para desenvolver territórios rurais de modo endógeno, por meio do protagonismo e do empreendedorismo das famílias locais, enfatizando a sustentabilidade da agricultura familiar, a formação de capital social e a permanência do jovem no campo.
Valores ADEL

Valores

Empreendedorismo

Acreditamos que empreender é a atitude de ter iniciativa para alcançar objetivos e concretizar desejos, aproveitando as oportunidades e as potencialidades do território e suas próprias vocações e talentos.

Um empreendimento é sempre um projeto. Pode ser um projeto de um negócio, um projeto para gerar impactos sociais ou um projeto para mudar ou direcionar a própria vida. O mais importante é que represente um avanço, um passo concreto em direção a algo novo, melhor do que era antes. Algo que faça diferença para a própria vida do empreendedor e para as vidas de outras pessoas envolvidas. Empreender é transformar ideias, sonhos e expectativas em realidade, em resultados e conquistas tangíveis.

É um processo importantíssimo para o desenvolvimento local, pois expressa a capacidade das pessoas, agentes fundamentais de transformação, em atuar em suas comunidades e territórios, aplicando seus conhecimentos, saberes, habilidades e potencialidades.

Trabalhamos com os conceitos de empreendedorismo de negócios e de empreendedorismo social. Com pessoas que encontram inspiração e motivação para transformar as suas condições de vida e de trabalho e as de suas comunidades, como também de suas famílias, amigos e vizinhos. E que fazem isso utilizando toda a criatividade e a capacidade de inovar.

Introduzir o conceito de empreendedorismo nos territórios que atuamos fez com que nossa equipe se especializasse, com o passar dos anos, na atuação em ambientes de elevada resiliência. Empreender em ambientes resilientes é um dos processos mais desafiadores, mas também mais recompensadores nos programas de desenvolvimento local, especialmente em meio rural.

PROTAGONISMO SOCIAL

Protagonismo Social é o componente fundamental da cidadania. Cada pessoa assume função pró-ativa na gestão e na governança do território onde vive.

O protagonista social exerce o papel de liderança, de mobilização, de articulação e de agregação para engajar parceiros e aliados em projetos, ações e empreendimentos que levem a mudanças positivas nas vidas das pessoas em seu entorno.

Acreditamos que o protagonismo social é condição para o desenvolvimento local. E que, à medida que mais pessoas protagonizam processos organizativos em suas comunidades e territórios, mais oportunidades de crescimento e fortalecimento podem ser aproveitadas. E conduz estratégias para que jovens, agricultoras e agricultores se tornem protagonistas em associações comunitárias, cooperativas e outras instâncias organizativas e representativas – para que expressem capacidades de contribuir para transformações positivas na região.

COOPERAÇÃO

A Cooperação é um dos diferenciais na nossa abordagem e estratégia. É a complementação de forças e o apoio mútuo entre as pessoas e comunidades, que constrói capital social e confere resiliência. Acreditamos no quanto a cooperação, como valor e como prática, é capaz de contribuir para o desenvolvimento local.

A Cooperação é um processo em que há complementação de forças, compensação de fragilidades e compartilhamento de tarefas, recursos, objetivos e resultados, com responsabilidade e comprometimento de cada parte envolvida. Ação que há trocas, vínculos de reciprocidade e comunhão.

Cooperar torna os processos de empreender e ser protagonista social muito mais fáceis e eficazes para gerar resultados. Por intermédio da cooperação, um empreendedor pode encontrar soluções em forma de conhecimento em um colega e pode compartilhar uma estrutura de beneficiamento que agrega valor aos seus produtos.

Mas o que torna a cooperação ainda mais relevante na nossa visão é o potencial para multiplicar os resultados e os impactos sociais para comunidades e territórios. Como empreendedores rurais se tornam capazes de compartilhar estruturas que vão permitir a todos eles, juntos, agregar valor aos produtos deles e aumentar níveis de renda ao longo de toda a cadeia produtiva.

Como protagonistas em associações comunitárias, juntos, conseguem complementar uns aos outros para criar e implantar projetos de fortalecimento de fóruns e melhorar agendas e políticas públicas que beneficiam a todo o território. E como jovens que, juntos, conseguem apoiar uns aos outros, mutuamente, para gerar novas abordagens e soluções para comercializar produtos da agricultura familiar em mercados mais rentáveis.

O contexto de resiliência colaborou para a cooperação ser um elemento central das ações da organização. Ações essas baseadas em uma abordagem metodológica que vai desde o uso de elementos pedagógicos e formativos até a assessoria para formação de arranjos produtivos locais (APLs) e cooperativas territoriais. Considerando a escassez de recursos e de investimentos com que muitas comunidades e grupos de jovens e agricultores convivem, cooperar é uma estratégia necessária para permitir que empreendam e avancem em um projeto.

JUVENTUDE

Acreditamos na força transformadora da juventude e na atuação dos jovens como agentes do desenvolvimento local. Não nos referimos apenas aos jovens, mas à juventude como atributo que há em cada um de nós, como força motivadora para mudança e para contínua aprendizagem e autodesenvolvimento.

Juventude é um de nossos valores fundamentais, está em nossa essência. Foi justamente da inspiração e da articulação de jovens de comunidades rurais do Médio Curu, Ceará, que surgimos.

Os jovens trazem consigo novas abordagens, ideias e soluções, estão antenados com as mais modernas tecnologias e têm desejo de poder permanecer no meio rural. Têm gana de aprender e, principalmente, de aplicar o que aprendem na prática. E podem ajudar a oxigenar e modernizar as práticas de produção e de gestão assim como a dinamizar as economias locais com modelos de negócios não-agrícolas, em áreas como serviços, por exemplo.

Mas juventude representa mais do que o conjunto de jovens. É um conceito que representa o que os jovens podem fazer e o que os move quando estão organizados e articulados: desde arranjos produtivos e cooperativas que facilitam e melhoram os negócios na agricultura familiar até a criação de redes e fóruns que contribuem para a elaboração e a gestão de políticas públicas para o setor. É um espírito inspirador que pode contagiar e animar comunidades inteiras.

Em todas as nossas ações buscamos sempre envolver e mobilizar a juventude que existe nas comunidades, como uma potencialidade e uma oportunidade para o seu desenvolvimento.

Valores ADEL