Apicultores diversificam a produção no Cariri cearense

Apicultores Maria do Socorro (Cássia), José Lerivan e Isaque da Silva.

O acesso ao conhecimento tem transformado a realidade de produtoras e produtores de mel no Ceará. Por meio do nosso Programa Soluções Rurais e dos serviços que realizamos temos fortalecido essa cadeia produtiva em diferentes territórios do Semiárido. Tecnologias sociais e formações contextualizadas visando melhorar a economia local estão despertando nos moradores de comunidades rurais um novo modo de produção, atento às questões ambientais.

Nos municípios de Milagres e Abaiara, no Cariri cearense, realizamos projetos de fortalecimento da agricultura familiar, com foco nas cadeias produtivas locais de apicultura, avicultura caipira e bovinocultura leiteira. Além de assessorias técnicas e de disponibilizar conhecimentos para o desenvolvimento das atividades, a doação de ferramentas e implementação de unidades de produção contribuem para a inclusão socioprodutiva e o aumento da rentabilidade das famílias atendidas.

No último mês, acompanhamos a colheita de mel na comunidade Vila Sol Nascente, no Sítio Manoel Alves, em Milagres. Fizemos a revisão e o manejo das colmeias na propriedade da agricultora Maria do Socorro, 46. Cássia, como Maria do Socorro, gosta de ser chamada, cuida das abelhas e colmeias, com o esposo, José Lerivan, 48, e seu filho Isaque da Silva, 25. Além de terem participado de todas as oficinas realizadas na comunidade, a família pretende buscar mais conhecimentos na área para ampliar a produção.

“O projeto foi de suma importância para abrir horizontes, pois veio para nos ajudar a implementar e agora podemos realizar uma excelente atividade que vai possibilitar mais uma fonte de renda. Atualmente temos 20 colmeias. A perspectiva é de investir em manejos de última geração e buscar uma produção de duas toneladas de mel. Dessa forma lutaremos pela certificação federal do nosso produto para que possamos agregar valor e oferecer um mel de qualidade aos consumidores finais”, afirma Isaque. 

Isaque no apiário da família.

Em 2023, quatro apicultores e um meliponicultor dos municípios de Milagres e Abaiara foram contemplados com colmeias, indumentárias e materiais para iniciar a atividade. Nesse período, realizamos o Curso de Apicultura e Meliponicultura (24 horas aulas) com os participantes do projeto. Além das assessorias técnicas, Cássia e os outros produtores participam dos encontros setoriais com um profissional qualificado no assunto, a fim de melhorar a renda e contribuir para o desenvolvimento econômico da comunidade e do município. 

“Agradeço pela oportunidade que minha família teve através do projeto, me sinto realizada e muito feliz porque vocês despertaram em nossa comunidade o desejo de produzir mel para o fortalecimento da nossa renda, preservando o meio ambiente e melhorando nossa qualidade de vida” enfatiza Cássia. 

 Rizoleide Pinheiro, nossa Agente de Relacionamento Local e a Apicultora Cássia.

Nossas ações no Cariri cearense beneficiam 25 famílias, 5 trabalham com a criação de abelhas. A iniciativa busca contribuir com o crescimento econômico das comunidades, por meio da geração de emprego e renda, influenciando diretamente na diminuição do êxodo rural. A ação faz parte do nosso Projeto de Fortalecimento da Agricultura Familiar e Diversificação Produtiva junto às comunidades de influência de um parceiro do ramo de energias renováveis.   

No Ceará, há mais de seis anos, apoiamos criadores (as) de abelhas com ações que buscam conservar a Caatinga e fortalecer a cadeia produtiva do mel no território. No Rio Grande do Norte também desenvolvemos diversas ações para ampliar a capacidade dos produtores locais e promover o fortalecimento da meliponicultura e apicultura. Com essas ações apoiamos a implementação das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, principalmente o ODS 3 Saúde e bem-estar e o ODS 12 Consumo e produção responsáveis.

A criação de abelhas é uma prática milenar e bastante difundida nos territórios rurais. As abelhas são imprescindíveis na conservação da biodiversidade local.

Compartilhar: