Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER)

O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) é uma tecnologia social reconhecida e premiada nacional e internacionalmente, voltada para a criação de oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos rurais por jovens empreendedores. Com uma abordagem integrada, trabalha as habilidades empreendedoras das juventudes.

Atualmente o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) trabalha com três eixos temáticos: Empreendedorismo Rural, Educação Contextualizada nas Escolas e Promoção da Diversidade.

Principais ações do PJER:
– Cursos e oficinas de capacitação em técnicas modernas de produção, gestão e em ferramentas e em práticas de comercialização para empreendimentos rurais.
– Cursos e oficinas de capacitação em empreendedorismo, gestão cooperativa e planejamento para o desenvolvimento local.
– Cursos e oficinas de capacitação em planejamento e gestão de empreendimentos rurais, agrícolas e não-agrícolas.
– Suporte técnico para o desenvolvimento de planos de negócios para empreendimentos rurais.
– Atividades de intercâmbio, em campo, entre jovens empreendedores de diferentes comunidades rurais.
– Suporte técnico para criação e desenvolvimento de cooperativas, redes territoriais e arranjos produtivos locais com empreendedores e agricultores.
– Oficinas e cursos para difusão de tecnologias socioambientais para convivência sustentável com o semiárido.
– Oferta de pequenos empréstimos para que os jovens empreendedores possam iniciar e desenvolver seus empreendimentos.

Eixos Temáticos do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER)

Buscamos mitigar o cenário de crescente e alarmante desemprego e migração de jovens das comunidades rurais do Semiárido brasileiro por meio do empreendedorismo e do protagonismo social. Para nós, o empreendedorismo é uma alternativa valiosa e repleta de oportunidades. Trata-se de um processo de desenvolvimento de capacidades com jovens rurais para que eles possam iniciar e/ou desenvolver um projeto de negócio aproveitando as potencialidades existentes e os recursos disponíveis na própria comunidade.

Disseminamos com as Escolas conceitos, práticas, técnicas e tecnologias socioambientais, em uma perspectiva de educação contextualizada, para que adolescentes e jovens estudantes do Ensino Médio sejam capazes de identificar oportunidades e desafios, entender o contexto de seus territórios e comunidades, planejar e implantar pequenos negócios, projetos e soluções de impacto social sustentáveis. Através desses projetos, adolescentes e jovens colaboram com a transformação de suas realidades, considerando os potenciais, os desafios e as vocações locais.

A estratégia também prevê a formação e a assistência continuada a professores e gestores escolares para formulação de conteúdos, recursos e abordagens pedagógicas, materiais de suporte didático e estratégias diversas no campo educativo, para introduzir, de forma orgânica, tópicos relacionados ao desenvolvimento sustentável, o empreendedorismo e o protagonismo rural no dia a dia das salas de aula e das comunidades escolares, tornando as Escolas espaços de produção de conhecimentos e de soluções, inclusive para o desenvolvimento local, das comunidades e dos territórios em que estão situadas.

Esta linha de atuação do PJER é, portanto, uma versão do Programa, voltado para grupos de jovens em situação de vulnerabilidade crítica – jovens mulheres e jovens LGBTQIAP+. O Programa oferece a esse público assessoria e suporte para criarem e darem início ao desenvolvimento de seus projetos de negócios e/ou de impacto social em suas comunidades: etapa que inclui prospecção de crédito, planejamento econômico-financeiro, primeiros passos em marketing e formação de Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Seu principal objetivo é promover a inclusão socioprodutiva de jovens mulheres e LGBTQIAP+ a partir da ampliação de suas capacidades, do aproveitamento de sua resiliência, de suas potencialidades e vocações, reconhecendo a diversidade como valor e elemento fundamental ao desenvolvimento local sustentável.