Seleção de jovens para o PJER no Ceará

A partir de hoje, 29/09, estão abertas as inscrições para o nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) no Ceará, com apoio do Instituto Solea. Os jovens interessados, com idade entre 18 e 32 anos, que tenham concluído o Ensino Médio e residam nos municípios: Apuiarés, Canindé, Caridade, Caucaia, General Sampaio, Itapipoca, Paracuru, Paramoti, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama, podem se inscrever até o dia 27 outubro de 2023.

Trinta (30) jovens serão selecionados e vão receber apoio para empreender e implementar seus projetos de inclusão socioprodutiva em suas comunidades. Eles vão participar, inicialmente, do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Rural, com 240 horas/aula, em sequências imersivas.

Os jovens contam também com tutorias e mentorias. Além da formação, o Programa prevê acesso ao crédito, por meio do Fundo Veredas, nossa estratégia de microcrédito focada em jovens empreendedores rurais, assim como o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o fortalecimento de redes cooperativas. As inscrições e o curso são gratuitos e a formação será realizada no município de Pentecoste/CE, com o início das atividades previsto para novembro deste ano.

Os interessados podem preencher a ficha de inscrição on-line (https://forms.gle/K573h2Q1syfZgTwr9).

Sobre o PJER

Há 14 anos, realizamos o PJER visando criar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores de comunidades rurais. Ao longo desses anos de atuação, o PJER já impactou cerca de 4 mil jovens. Apoiou a construção de planos, fomentou o desenvolvimento desses projetos e disponibilizou orientações e proteção durante os estágios incipientes de suas jornadas como empreendedores, protagonistas e lideranças em suas comunidades. Foi certificado como tecnologia social de referência pela Fundação Banco do Brasil e recebeu prêmios nacionais e internacionais pelos impactos alcançados.

Nossa Parceria com o Solea

Desde 2022, iniciamos nossa relação com o Instituto Solea, ao ser aprovado via edital, nosso Projeto Jovens Protagonistas Rurais: Educação contextualizada para o desenvolvimento sustentável, uma proposta inovadora e interativa nas Escolas, que integra nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). Cerca de 100 estudantes e 20 professores de duas escolas públicas no Ceará: EEFM Adelino Alcântara Filho, em Croatá, São Gonçalo do Amarante/CE; e, EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães, em Pentecoste/CE, foram beneficiados.

O Projeto buscou disseminar conteúdos relacionados à educação para o desenvolvimento sustentável, através da introdução de temas transversais em uma perspectiva de educação contextualizada, que aproxima a escola da realidade das comunidades rurais onde vivem seus estudantes, considerando o potencial que têm como protagonistas sociais e futuros empreendedores locais. Com destaque especial para a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Compartilhar: