Projeto “Empreende, Mulher!” beneficia jovens do município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará

O projeto “Empreende, Mulher!”, uma ação do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), realizado com patrocínio da EDP, empresa que atua em toda a cadeia do setor elétrico brasileiro, e apoio do Instituto EDP e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/CE, tem proporcionado uma ótima oportunidade para a realização do sonho de empreender de 25 jovens mulheres da região.

A iniciativa busca desenvolver ainda mais as capacidades dessas jovens por meio do acesso ao conhecimento e apoio na retomada ou início de seus negócios. Nessa etapa, as mulheres participam do Curso Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios de Impactos Socioeconômicos, com carga horária de 40 horas/aula. Nos últimos encontros, as jovens conheceram mais sobre Educação Financeira, Projetos de Negócio, Análise de Mercado e Investimento x Lucro.

Com duração estimada em 8 meses, o projeto prevê além da formação empreendedora para a elaboração do projeto de negócio, acompanhamento da nossa equipe na mobilização e organização das mulheres para acessar crédito, na elaboração de estratégias de gestão e marketing e na criação de relações de colaboração e cooperação entre elas e possíveis formações de Arranjos Produtivos Locais (APL). Além disso, serão oferecidas sessões de assessoria coletiva e individual para implantação do projeto de negócio e fóruns online para debater sobre oportunidades de crédito e usos de tecnologias para inovação social.

“A turma é bastante participativa e isso demonstra que, elas desenvolverão muitas competências que irão além de serem empreendedoras, serão protagonistas, influenciadoras, agentes de transformações sociais, econômicas e culturais de suas comunidades, ampliando suas capacidades, trocando muitas experiências e adquirindo conhecimento para gerar impacto e desenvolvimento local para as suas comunidades”, ressalta Raquel Ferreira, nossa Coordenadora de Programas.

Raquel Ferreira, Coordenadora de Programas, ministrando as oficinas.

Nesta turma do projeto “Empreende, Mulher!”, sete participantes têm negócios implantados em suas comunidades. A maioria é no setor de vendas (lojas de roupas, laços e lanches; salão de beleza e pizzaria). Destaca-se um projeto de Ecoturismo com passeios de buggy pelas lagoas e dunas da região. O restante da turma está ainda elaborando a ideia de seus projetos. Mas, priorizam as áreas de horticultura, vendas de produtos naturais, lojas de produtos eróticos e de roupas, confeitarias e serviços de bem-estar, como designer de sobrancelhas e manicure.

Marília Dayana Pereira, 25, que mora na comunidade Cágado, já tem um negócio implantado, uma pizzaria. Ela conta que a mãe lhe inspirou desde criança a empreender. Antes ajudava a mãe na venda de produtos de mesa e banho. Hoje, junto com o esposo, ela gerencia o negócio da família. “Ensinei meu marido a fazer pizza e ele me ajuda na parte operacional do negócio. No começo da pandemia era só delivery, aos poucos começamos atender o público presencial. Já tenho um espaço, mas precisa de melhorias. Acredito que a partir dos conhecimentos do curso e da linha de crédito irei conseguir. Estou amando a formação, a cada dia me identifico cada vez mais com o empreendedorismo, pois quero melhorar meu negócio, e tudo que estou aprendendo aqui vai me ajudar”, celebra.

Para Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas, a realização dessa turma do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) só com mulheres é uma oportunidade ímpar para contribuir com o protagonismo das mulheres e promover o desenvolvimento sustentável do território por meio da geração de renda e acesso ao conhecimento. “No decorrer dos próximos encontros a aprendizagem será cada vez mais potencializada, com trocas de experiências e saberes. Acreditamos que com essa oportunidade poderemos multiplicar a ideia de que nós mulheres podemos empreender e ocupar cada vez mais espaços de tomada de decisão”, explica.

Sobre o projeto

O Projeto foi iniciado ainda em 2022, com nossa equipe em campo, coletando e analisando dados para a realização de um Estudo Situacional de Cenário Local, com ênfase na identificação de potencialidades e oportunidades, limitações e ameaças, além de características do mercado local e políticas públicas, para orientar a retomada e a criação de empreendimentos pelas jovens rurais beneficiadas.

Por meio da interação das jovens com os educadores, de modo contínuo, fluido e horizontal, e das próprias mulheres entre si, o objetivo é que a aprendizagem seja potencializada, com trocas de experiências e saberes, com valorização da diversidade de origens, de visões de mundo e de projetos de vida, numa abordagem que estimule a colaboração e a cooperação.

Sobre a EDP no Brasil

Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado, em 2009, o Instituto EDP já investiu mais de R $150 milhões em projetos socioculturais que beneficiaram mais de 3,3 milhões de pessoas, em aproximadamente 530 programas espalhados por todo o País. Somente em 2021, iniciativas apoiadas pela organização favorecem mais de 354 mil brasileiros. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

Compartilhar: