Nota de repúdio – #MãeBernadetePresente

Manifestamos nosso pesar e indignação com o assassinato de Dona Bernadete Pacífico, conhecida como mãe Bernadete, na noite desta última quinta-feira (17). Ela era Coordenadora Nacional da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) e liderança quilombola do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, estado da Bahia.

O Quilombo Pitanga dos Palmares é responsável por uma associação onde mais de 120 agricultoras e agricultores produzem e vendem farinha para vatapá, além de frutas e verduras como abacaxi, banana da terra, inhame e maracujá. Cerca de 290 famílias vivem no local de 854 hectares. O Quilombo foi certificado em 2004, mas ainda não teve o processo de titulação concluído.

A violência que ceifou a vida da mãe Bernadete é uma agressão direta ao Quilombo Pitanga dos Palmares, às comunidades tradicionais e aos movimentos populares do campo. Ela foi morta por lutar pelos direitos de seu povo, pelo seu território e por expressar sua fé.

Lamentamos profundamente e nos solidarizamos com sua família, amigos e toda a comunidade quilombola que também sente o peso dessa perda insuperável. Exigimos justiça e que os responsáveis sejam identificados e punidos. Sua morte e de tantas outras lideranças campesinas não podem ficar impunes.

#JustiçaporMãeBernadete

Compartilhar: