Inscrições abertas para o Projeto Empreendedorismo de Jovens Rurais no Tocantins

Estão abertas as inscrições para o Projeto Empreendedorismo de Jovens Rurais em Lajeado e Miracema, no Tocantins, com apoio do Instituto EDP, Investco e Prefeituras dos respectivos municípios. Podem participar jovens com idade entre 18 e 29 anos, preferencialmente que tenham concluído o Ensino Médio, desejam empreender e residam em uma das cidades atendidas.

Trinta (30) jovens serão selecionados e vão receber apoio para empreender e implementar seus projetos em suas comunidades. A ação é uma estratégia para inclusão produtiva desses jovens, para que possam identificar oportunidades locais, criar e/ou desenvolver negócios em seus territórios rurais, por meio da elaboração de seus Projetos de Negócios, que permitirão a estrutura e o conhecimento necessários para lançarem seus empreendimentos na prática, como alternativas de trabalho e geração de renda para eles e para suas famílias nos territórios em que vivem.

“Esperamos que juntos, possamos descobrir oportunidades para gerar valor localmente, seja através da qualificação da prática da agricultura para que seja competitiva o suficiente para comercialização direta de produtos ou através da criação de negócios nos ramos de comércio e serviços, que disponibilizem bens e serviços para segmentos da sociedade na região o que eles desejam ou até precisam, declara nossa Diretora de Programas, Aurigele Alves. 

As atividades do Projeto Empreendedorismo de Jovens Rurais em Tocantins vão de encontro a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 1 Erradicação da pobreza, ODS 2 Fome zero e agricultura sustentável, ODS 8 Trabalho decente e crescimento econômico e ODS 10 Redução das desigualdades.

O curso e as inscrições são gratuitos. O formulário de inscrição ficará disponível até 20 de outubro de 2023, no seguinte link: https://forms.gle/ZN2RWXcXGbYnqX8p6

Sobre o Curso

O Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais possui carga horária de 40h/aulas.

Os módulos serão compostos por oficinas formativas, sessões de mentorias coletivas e tutorias individuais, para a elaboração de seus Projetos de Negócios. O Projeto tem sua abordagem pedagógica baseada na Aprendizagem Cooperativa, onde os participantes aprendem interagindo uns com os outros, com seus mentores e tutores em momentos de relacionamento objetivo e direto.

Os jovens também serão incentivados e assessorados para a formação de Arranjos Produtivos Locais (APLs), para que encontrem e aproveitem pontos de complementaridade entre eles para reduzir custos, ganhar eficiência, aumentar escala e qualidade e agregar valor aos seus produtos e serviços, levando-os a mercados mais rentáveis.

Compartilhar: