Os projetos intitulados “Colmeia: estruturação da cadeia produtiva do mel na comunidade de Três Lagoas em Pentecoste – Ceará” e “Apicultura Integrada e Sustentável no município de Pentecoste” foram aprovados pela ADEL junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O primeiro projeto será executado em parceria com a Associação dos Apicultores de Três Lagoas e o segundo com a Associação Comunitária dos Apicultores de Vila Nova – Serrota, conta com o apoio do Centro Vocacional Tecnológica (CVT), Fundação Konrad Adenauer e da Prefeitura Municipal de Pentecoste.
As principais ações dos projetos serão: capacitação dos apicultores em técnicas modernas de produção, beneficiamento, empreendedorismo, associativismo, organização, estruturação de cadeia produtiva, custo de produção e a construção de uma casa de processamento de mel na comunidade de Vila Nova Serrota.
“Esperamos que esta ação contribua para o aumento da produtividade e rentabilidade da apicultura nas comunidades atendidas por meio da organização e estruturação da cadeia produtiva do mel, gerando trabalho e elevando o nível de renda dos apicultores de Pentecoste” declara Anderson Vieira, zootecnista e coordenador dos projetos.