O Seminário de Empreendedorismo e Protagonismo Social nas Escolas, cuja temática foi a atuação de adolescentes e jovens na promoção do Desenvolvimento Local, realizado ontem (06/12), na EEEP Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste/CE, encerrou as atividades de formação do projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas desenvolvido pela Adel no âmbito do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER).
Doze (12) microprojetos elaborados por grupos de estudantes das quatro escolas atendidas: EEM São Sebastião em Apuiarés; EEM Waldemar Alcântara em São Gonçalo do Amarante; EEM Etelvina Gomes Bezerra em Pentecoste; e, EEFM Edite Alcântara Mota em General Sampaio, foram apresentados no Seminário. Oito (8) deles, foram expostos em banners e os quatro (4) mais votados, um de cada escola, fizeram uma apresentação oral.
Os microprojetos incluem a realização de eventos culturais, melhorias na qualidade da merenda escolar, bullying na escola, educação ambiental, inclusão do público LGBTQ+ em sala de aula, combate às drogas e empatia no convívio escolar. Estudantes da EEM Waldemar Alcântara em São Gonçalo do Amarante elaboraram o projeto “Inclusão do Público LGBTQ+ na Escola”.
“O nosso projeto busca acima de tudo a aceitação das pessoas como elas são, seja na orientação sexual, de gênero, religião, raça. Queremos realizar palestras que ressaltam o respeito dentro da própria sala de aula, pois acredito que o que aprendemos na sala levamos para a vida”, ressalta o jovem Luiz Felipe Ferreira.
Além da exposição dos microprojetos dos jovens, a Adel apresentou os resultados alcançados ao longo do ano e as atividades que possibilitaram a introdução, em quatro escolas de Ensino Médio, de tópicos que evidenciam aos jovens estudantes as oportunidades e as alternativas existentes para permanência no meio rural com qualidade de vida. As oficinas do projeto abordaram os temas convivência sustentável com o semiárido, desenvolvimento local e empreendedorismo rural, enquanto temas transversais, numa perspectiva de educação contextualizada.
Para Luiz Breno Pereira, estudante da EEM São Sebastião de Apuiarés, o projeto permitiu um conhecimento multidisciplinar. “Eu achei o projeto riquíssimo, pois trabalhou vários temas. Como tiveram várias oficinas, abriu um amplo conhecimento pra mim. Eu vi que a Adel estava muito bem preparada pra fazer o que ela propôs quando foi falar com o Diretor e fez parceria com o colégio, eu realmente gostei bastante dessa experiência” destaca.
Participaram da culminância do projeto estudantes, professores, gestores das escolas beneficiadas, integrantes da equipe da Adel e parceiros da instituição. Ambos celebraram os resultados alcançados e compartilharam o desejo de dar continuidade ao projeto.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo Diretor Executivo da Adel, Adriano Batista; Prof. Caniggia Carneiro, Assessor da CODEA Gestão Pedagógica, representante da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC); Inês Mapurunga, representante da Coordenação do projeto São José III desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); Aymê Sales, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Pentecoste; Rina Braga, Coordenadora do CRAS Rural de Pentecoste; Elton Luz, Diretor da EEEP Alan Pinho Tabosa; Tony Elvys, Diretor da EEM São Sebastião; Roberto Lima, Diretor da EEM Etelvina Gomes Bezerra; o Secretário Anísio Soares e a Prof.a Dalvani Castro, ambos representando os Diretores das respectivas escolas parceiras EEM Waldemar Alcântara e EEFM Edite Alcântara Mota .
Expansão
O Prof. Caniggia Carneiro, representante da SEDUC, expressou no evento que o objetivo da Secretaria de Educação é expandir o projeto para outras escolas. “A Secretaria está muito feliz pelo convite e parceria, nós percebemos que o trabalho feito nas escolas com os alunos, com os professores, com o apoio da gestão, está surtindo um ótimo efeito e a gente deseja mais e mais projetos como este, mais oficinas e parcerias com a Adel, para que a gente possa levantar essa bandeira do empreendedorismo social e do protagonismo juvenil para mais locais e mais pessoas”.
Adriano Batista, Diretor Executivo da Adel, além de destacar a importância dos parceiros para criar uma Rede de Proteção Social para os jovens, divulgou em primeira mão o novo projeto que será realizado no início de 2019, aprovado junto ao CMDCA de São Gonçalo do Amarante que atenderá jovens na região do Pecém. “O que a gente tem interesse de construir aqui na região é exatamente isso, um grupo de parceiros que possa criar uma rede de proteção para que os jovens possam colocar na prática todo o potencial que têm dentro de si. E isso só é possível quando esse jovem encontra apoio”, destaca.
O Seminário encerrou as atividades de formação do projeto e apresentou para a comunidade os jovens estudantes empreendedores e protagonistas beneficiados. A expectativa é que novos jovens sejam formados e os microprojetos desenvolvidos pelos jovens nas escolas possam inspirar toda a comunidade escolar para promoção de novos projetos. Por meio das cartilhas que estão sendo elaboradas, a Adel planeja junto com os parceiros multiplicar esta ação no Nordeste.
Nas próximas semanas, haverá uma rodada de reunião nas escolas para avaliação das atividades realizadas ao longo do ano, a entrega dos certificados dos demais estudantes e ainda a viagem de intercâmbio dos microprojetos vencedores.
O projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas beneficiou 400 adolescentes e jovens, na faixa etária entre 15 e 17 anos de idade, de quatro escolas da rede estadual de ensino. É realizado pela Adel em parceria com a UNESCO e a Rede Globo, por meio do Criança Esperança, e com o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA/CE). Conta com o apoio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).