Dia 14 de março, os jovens participantes do intercâmbio do jovem rural, visitaram os experimentos de fruticultura irrigada da Embrapa, no município de Paraipaba. Logo após, conheceram o Tempero da Serra, empreendimento turístico, em Uruburetama, e o Assentamento Maceió, em Itapipoca, onde ficaram hospedados durante um dia.
Durante a visita na Embrapa, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as culturas do mamão, da banana e do caju. Na ocasião, Marlom Valentim, pesquisador de fitoterapia, e Francisco Justino, colaborou com a visita, apresentando para os jovens as experiências sobre o cultivo da bananeira.
Outro cultivo abordado foi à cultura do cajueiro, apresentada por Francisco Vidal, pesquisador da área de melhoramento genético. Além de conhecerem estas duas culturas, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer uma estação metereológica, experimento importante para o acompanhamento das experiências.
“O intercâmbio está sendo uma experiência ótima, a diversidade de culturas, a geografia e os empreendimentos que estamos conhecendo é fascinante. Percebo que preciso conhecer mais o nosso território, ele é muito rico”, afirma Vanleide, jovem participante do intercâmbio. A visita de estudos faz parte da IX Sequência do PEJR e foi financiada pelo Instituto Souza Cruz e Banco do Nordeste.