Jovens LGBTQIA+ concluem Curso de Empreendedorismo

A Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local) realizou na última terça, dia 10, o evento de encerramento da etapa formativa do Projeto “Diversidade e Desenvolvimento Rural: Jovens LGBTQ+ Protagonistas no Semiárido do Ceará”, apoiado pelo Itaú e Mais Diversidade. O evento marca a finalização do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Social, incluindo a entrega de certificados aos jovens beneficiados.

Cerca de 20 jovens dos municípios de Apuiarés, Paracuru, Pentecoste, São Luís do Curu e Tejuçuoca concluíram a etapa formativa e poderão acessar os demais componentes do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), que consiste na aliança entre quatro (4) eixos: acesso a conhecimento, crédito orientado, apoio no fortalecimento organizativo e acesso às tecnologias de informação e comunicação.

Jovens beneficiados pelo projeto e colaboradoras da Adel

Seguindo os protocolos de saúde e segurança, o evento aconteceu em dois locais, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Apuiarés/CE e no Buffet H Festas e Eventos, em São Luís do Curu/CE. As duas ocasiões contaram com a participação da equipe da Adel, jovens beneficiados e lideranças locais.

Para Rafaella Alves, jovem LGBTQIA+ e representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Apuiarés, projetos como esse são de extrema importância para ajudar a população LGBTQIA+ do Semiárido. “Ver parcerias como essa do Itaú, Mais Diversidade e Adel, nos impulsiona a acreditar em dias melhores, pois promover oportunidades para essa população, tão estigmatizada e marginalizada, enche-me de orgulho e esperança de um futuro melhor para todes. Que honra poder ter acompanhado de perto o desenvolvimento desses jovens empreendedores da minha cidade e região”, comemora.

Rafaella Alves, jovem LGBTQIA+ e representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Apuiarés

Esta é a segunda edição do Projeto, que integra as ações do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), da Adel. A iniciativa buscou jovens LGBTQIA+ com histórico de participação e engajamento em movimentos sociais, atividades comunitárias e/ou projetos de impacto socioambiental.

Além do apoio financeiro do Itaú e Mais Diversidade, essa turma tem como parceiros articuladores a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Apuiarés/CE e a Associação Comunitária Cultura Educacional e Agrícola Vale do Curu em São Luís do Curu/CE.

Etapa Formativa

No mês de junho, seguindo todas as recomendações de saúde e segurança diante o contexto pandêmico, a Adel iniciou a formação dos jovens selecionados, alternando momentos presenciais e à distância. Os jovens foram distribuídos em duas turmas, uma na sede de Apuiarés/CE e outra na sede de São Luís do Curu/CE.

Os participantes receberam orientação durante todo o processo, facilitando as atividades que deveriam ser realizadas de forma individual e em casa. Os encontros presenciais foram realizados em locais arejados, amplos e com estruturas que garantiram o distanciamento necessário para manter a segurança de todas as pessoas envolvidas. As atividades complementares foram disponibilizadas através de encontros virtuais, tutorias online, ligações e vídeo chamadas.

Jovens beneficiados pelo projeto

Nessa etapa, os jovens aprenderam sobre Desenvolvimento Local; Empreendedorismo; Comunicação e Marketing; Educação Financeira, dentre outros temas imprescindíveis ao fomento do empreendedorismo, seja de negócios ou de cunho socioambiental. Eles receberam também, o apoio necessário para elaborarem seus Projetos de Negócios, que foram apresentados ao final do curso.

Outra atividade da etapa formativa realizada foram os encontros focais online. Nestes encontros outros jovens do PJER que estão empreendendo e se reinventando no território compartilharam suas experiências. Foram (4) encontros que abordaram temas como resiliência, empreendedorismo e a importância da comunicação para os empreendimentos.

Para Alan Mendes, 18, beneficiado pelo projeto, o sentimento é de pura gratidão. “Gratidão Adel, Mais Diversidade, Itaú e todos que compõem esse projeto, pela oportunidade única e inclusiva que foi o PJER Diversidade. Especialmente grato às nossas tutoras que deram seu máximo para conhecer o nosso mundo, nossas singularidades, nossos sonhos. Por mais desafiador que fosse o papel de ensinar, elas sempre foram pacientes frente às nossas dificuldades. Ser LGBTQIA+ é, de fato, uma luta constante contra o preconceito, mas seguimos firmes com o apoio de iniciativas como essa”, reforça.

Alan Mendes, jovem beneficiado pelo projeto e Aurigele Alves, Diretora de Programas da Adel

Sobre o Projeto

O Projeto “Diversidade e Desenvolvimento Rural: Jovens LGBTQ+ Protagonistas no Semiárido do Ceará” tem como intuito formar e assessorar jovens para criarem e darem início ao desenvolvimento de seus projetos de negócios e/ou de impacto social em suas comunidades.

O principal objetivo é promover a inclusão socioprodutiva de jovens LGBTQIA+ a partir da ampliação de suas capacidades, do aproveitamento de sua resiliência, de suas potencialidades e vocações. Esses jovens são, também, orientados e assistidos para integrarem redes territoriais e para iniciarem um processo de formação como lideranças e protagonistas locais. Para que sejam agentes de transformações estruturantes na cultura de empreendedorismo e diversidade no território.

Compartilhar: