Jovens finalizam curso sobre empreendedorismo no Ceará

Entre os dias 22 e 25 de agosto, realizamos em Canindé e Itapipoca, no Ceará, o encerramento e entrega de certificados de duas turmas do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). As ações aconteceram no Centro de Treinamento Paróquia São Francisco das Chagas em Canindé/CE e na Sede da Associação Comunitária da Comunidade Maceió, Assentamento Maceió, em Itapipoca/CE, respectivamente.

O evento marca a finalização do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Rural com o apoio do Instituto Localiza, por meio do Edital Juventude em Movimento. Mais de cinquenta jovens participaram do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Rural nos dois territórios. Essa etapa, foi uma oportunidade para conhecermos os projetos desenvolvidos pelos jovens durante a formação e celebrarmos a finalização do curso.

Na última semana formativa, focamos na finalização do conteúdo programático e na apresentação dos Projetos de Negócios elaborados pelos jovens para uma banca de avaliação, que visa apoiar as ideias da turma e apontar melhorias. As áreas dos Projetos apresentados são diversas e incluem: loja de roupas, loja de variedades, gráfica, manicure, clínica de estética, mercadinho, venda de salgados e comidas, artesanato, estúdio de sobrancelhas, apicultura, piscicultura, suinocultura, avicultura caipira, agroindústria de beneficiamento do coco e horticultura.

Elinete Santos durante a apresentação do seu Projeto de Negócio.

Elinete Santos, 31, moradora da comunidade Vertentes, em Canindé/CE, afirma que o curso a ajudou a organizar melhor sua ideia de negócio. “Pretendo investir na avicultura, produção de ovos e galinhas para o abate. Já criava aves caipiras soltas, é uma das atividades que nos alimenta e dá uma renda extra. Apesar de ter experiência prática, eu nunca tinha me organizado para produzir melhor. O curso foi uma grande oportunidade para focar na minha ideia de negócio. Espero acessar uma linha de crédito para expandir a produção e melhorar o gerenciamento do meu empreendimento. Agradeço demais a Adel e ao instituto Localiza por nos oferecer essa formação”, destaca Elinete.

Turma de Canindé/CE

A formação se propôs a auxiliar os jovens no desenvolvimento de suas capacidades técnicas e gerenciais, bem como na elaboração de projetos de negócios que desejam implementar em suas comunidades. Foram abordados temas como desenvolvimento local, educação financeira, estratégias de comercialização, comunicação, marketing, dentre outros. A segunda etapa do Projeto é o acesso ao crédito. Os jovens egressos do Curso e com o Projeto de Negócio em mãos podem acessar uma linha de crédito semente por meio do Fundo Veredas, nossa estratégia de microcrédito.

Turma de Itapipoca/CE

Sobre o PJER

Há 14 anos, realizamos o PJER visando criar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores de comunidades rurais. Ao longo desses anos de atuação, o PJER já impactou cerca de 4 mil jovens. Apoiou a construção de planos, fomentou o desenvolvimento desses projetos e disponibilizou orientações e proteção durante os estágios incipientes de suas jornadas como empreendedores, protagonistas e lideranças em suas comunidades. Foi certificado como tecnologia social de referência pela Fundação Banco do Brasil e recebeu prêmios nacionais e internacionais pelos impactos alcançados.

Compartilhar: