A partir de hoje (07/05), os jovens Mailson Bezerra, Neto Ribeiro, Claúdio Roberto e Camila Cardoso, Agentes de Desenvolvimentos Rurais (ADR’s) formados pela primeira turma do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) no Ceará, iniciam suas atividades como bolsistas na Adel.
A bolsista Camila Cardoso estará durante esta semana acompanhando as atividades da segunda turma do PEJR no Centro de Formação, em Cipó, Pentecoste. Os demais jovens se reuniram com Nonato Nunes, coordenador do projeto Rede de Jovens Empreendedores Rurais, na sede da Adel, para planejar as atividades do mês.
Os bolsistas além de mapear as ações de juventude nos municípios de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e Tejuçuoca, irão mobilizar e articular a Rede de Jovens Empreendedores Rurais do Médio Curu.
Na reunião, Nonato Nunes destacou a importância do crescimento do trabalho da Adel com a juventude no Médio Curu, e ressaltou a responsabilidade da instituição em desenvolver este trabalho, que agora só vem a somar com a participação dos bolsistas.
Os jovens relataram que esta era a oportunidade que estavam precisando para colocar em prática tudo o que eles tinham pensado e planejado no Seminário de Lideranças que aconteceu em novembro de 2011, no município de Glória do Goitá (PE).
Nesse primeiro mês, será realizado um diagnóstico da situação dos jovens nos municípios do Médio Curu. A meta do grupo é fazer um diagnóstico com informações dos programas direcionados para os jovens e saber qual é o perfil dos jovens que participaram de programas voltados para juventude, entre eles os participantes dos próprios projetos realizados pela Adel. “Essas informações serão fundamentais para correção e direcionamentos de novos programas para a juventude”, afirma Claudio Roberto.
Esta iniciativa tem como propósito fortalecer a atuação dos ADR’s no Médio Curu e conta com o apoio do Instituto Souza Cruz, instituição parceira da Adel, desde 2010.