Após receber, entre os dias 16 a 20/05, na sede da Adel, os jovens Tupigá Arlesson (21) e Florian (18), o empreendedor social Thiago Cavalli e a Designer de Produtos Luly Viana da Casa do Rio, chegou o momento dos jovens do Sertão irem à Amazonas conhecer os saberes da Floresta.
Domingo (03/07), Aurigele Alves, Diretora de Programas da Adel; Tales Hilton, Assessor de Formação do Programa Jovem Empreendedor Rural da Adel; e, a jovem Rayssa Duarte, integrante do Programa e da Caroá – Cooperativa de Jovens Empreendedores Rurais, foram à Amazonas dar continuidade ao intercâmbio de saberes entre as duas organizações.
O Intercâmbio Saberes e Aprendizados entre Adel e Casa do Rio foi viabilizado pela linha de apoio a Arranjos Colaborativos da BrazilFoundation. A iniciativa é inédita no setor social brasileiro e visa promover um ambiente de troca de conhecimentos, habilidades e metodologias entre as organizações sociais.
Equipe Adel e integrantes da Casa do Rio em visita ao Ceará |
O intercâmbio iniciou com a vinda dos integrantes da Casa do Rio ao Ceará para conhecer de perto o trabalho dos empreendedores rurais da Adel. Esta semana (03 à 08/07), membros da Adel visitam a Casa do Rio e trocam ideias sobre empreendedorismo, juventude e sustentabilidade ambiental.
Os integrantes do intercâmbio são de lugares bastante diversos, mas compartilham entre si de realidades e propósitos similares. Ambos, desejam oportunizar o desenvolvimento local e fortalecer a juventude rural através do empreendedorismo e da cooperação.
Impactos do Intercâmbio
O Intercâmbio de Saberes e Aprendizados entre Adel e Casa do Rio viabilizado pela BrazilFoundation promove aprendizagens e fortalece o trabalho das organizações participantes.
Para Luly Viana, idealizadora da Saissu e colaboradora da Casa do Rio, o intercâmbio proporciona muitas percepções para os jovens do Amazonas e do Ceará, contribuindo para despir os preconceitos, inseguranças e barreiras culturais. Uma oportunidade para pensar sobre as práticas realizadas, gênero, juventudes e desafios enfrentados em cada lugar.
“Achei incrível conhecer os projetos e a Adel de perto. Percebi o quanto o apoio da instituição faz na vida dos jovens, das famílias e produtores. O jovem aprende a conviver, a socializar com pessoas que é da mesma região, mas de diferentes comunidades e municípios. Me chamou muita atenção a estrutura familiar. Eu já sabia que a mulher aqui do Nordeste é muito forte, e toda a família dos jovens que fomos conhecer, tinha uma figura materna muito forte. Percebi que muitas mães segura a família inteira e isso é inclusão de gênero, é o reconhecimento que elas precisavam para mostrar sua importância”, ressalta a Designer de Produtos Luly.
Florian, Luly e Thiago Cavalli, Casa do Rio; Jéssica e Adriano Batista, Adel e Arlesson, Casa do Rio, em visita a Adel |
O trabalho da Adel é direcionado diretamente aos jovens empreendedores rurais e impacta indiretamente a família, as mães, como bem ressalta Luly. Na Casa do Rio as ações são inversas. A ONG trabalha diretamente com mulheres e compartilha o desejo de construir com os jovens da Amazonas um Centro de Empreendedorismo, a fim de possibilitar o desenvolvimento sustentável das comunidades ribeirinhas.
Encontro dos integrantes da Adel com as mulheres amazonenses, em Careiro Castanho (AM) |
Na visita à Adel, o jovem Florian, expressou o quanto foi motivador conhecer os jovens empreendedores rurais da Adel. “Lá na nossa comunidade estamos tentando desenvolver estas mesmas atividades, pra formar jovens empreendedores, e não tínhamos essa imagem de como era. Quando Thiago (um dos fundadores da Casa do Rio) falava pra gente que era possível, a gente não acreditava muito. Ele convidou a gente pra vir visitar e foi muitas surpresas, porque tem gente que já sobrevivi disso e pra mim foi uma experiência muito legal, por aprender tanto com estes jovens e com a Adel”, disse Florian.
Replicação
Com o intercâmbio, os integrantes de cada organização conhecem a diversidade e as expertises de cada instituição e planejam replicar algumas experiências. A ideia da Casa do Rio é utilizar esses aprendizados para a construção do Centro de Empreendedorismo Tupigá, às margens do rio Tupana (AM), que irá beneficiar as comunidades amazonenses.
Thiago Cavalli, Arlesson e Florian da Casa do Rio e o Jovem Empreendedor Rural Michel (Da esquerda para direita) |
A Adel planeja fortalecer o trabalho com jovens mulheres empreendedoras do Sertão e fortalecer o artesanato local. O Projeto Teçume, realizado pela Casa do Rio com sete artesãs da comunidade é inspirador. “Conhecer de perto esta experiência é uma oportunidade para pensarmos como valorizar os recursos locais e proporcionar renda e autonomia para as mulheres”, afirma Adriano Batista, Diretor Executivo da Adel.
Segundo o Empreendedor Social, Thiago Cavalli, o intercâmbio possibilita impactos diversos. “Como somos uma instituição jovem, que acabou de fazer dois anos, ver o quanto a equipe de trabalho da Adel é organizada, apaixonada e comprometida com o que faz, foi muito importante. Um grande aprendizado que deu vontade de conhecer mais, de participar mais e de estar mais perto. Depois que presenciei tudo isso, tenho a convicção que a Casa do Rio tem um longo caminho a ser percorrido, que estamos construindo uma trajetória bacana e que a Adel é um exemplo a ser seguido”.
Integrantes da Casa do Rio no Mercadinho da jovem Ana Maria (à esquerda), em São Gonçalo do Amarante (CE) |
Thiago complementa seu relato falando de como os jovens Tupigás foram impactados. “Os jovens que trouxemos viram de perto o que é um jovem empreendedor, perceberam e se identificaram. Eles estão em uma situação socioeconômica semelhante e viram que é possível eles também empreenderem e se desenvolverem em suas comunidades. Além da experiência cultural e regional, porque a Amazônia é um outro universo. Foi a primeira vez que eles saíram de seus Estados, da sua comunidade. Isso vai ficar marcado para eles e para gente a vida inteira”.
O Programa Arranjos Colaborativos da BrazilFoundation proporciona a Adel e Casa do Rio a troca de conhecimentos e culturas. Uma oportunidade para construir muitas transformações no Brasil, respeitando as vivências de cada lugar.