Economia solidária fortalece agricultura familiar na Bahia

Na última semana, nos dias 7 e 8 de dezembro, nosso Assessor Socioambiental, Diego Albuquerque, acompanhou três lideranças da comunidade Contendas, município de Pindaí/BA na Feira de Economia Solidária da Agricultura Familiar, edição especial em comemoração aos 10 anos do Cesol Sertão Produtivo. O evento aconteceu na Praça Gercino Coelho, em Guanambi.

A experiência possibilitou conhecer alguns dos 128 empreendimentos acompanhados pelo Cesol em 20 municípios baianos. A Feira propõe inspirar as lideranças e reafirmar o potencial produtivo de agricultores e agricultoras familiares em suas comunidades, além de reforçar a importância da organização coletiva para que consigam usufruir de oportunidades no setor.

O momento cumpre com uma das metas do Programa AES Brasil Gera+ que busca ampliar a articulação das associações comunitárias de produtores com órgãos e atores relevantes para o desenvolvimento da agricultura familiar nos territórios. Alguns projetos do Programa AES Brasil Gera+ são executados por nós em três estados do Nordeste – Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

O evento em Guanambi contou com grande diversidade de expositores e seus produtos, resultados de empreendimentos do território Sertão Produtivo. Dentre os produtos da Agricultura Familiar que foram comercializados na Feira, destacam-se verduras, hortaliças, rapadura, mel de abelha, biscoitos e licores. Além dos alimentos, o público encontrou artesanatos e manualidades marcados pela criatividade e o talento dos artesãos da região.

Sobre o Cesol

O Cesol Sertão Produtivo foi implantado e é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), instituição que foi selecionada por meio de concurso público para executar o projeto em parceria com o governo do estado da Bahia. Tem sede na cidade de Guanambi/BA e atua em todo o território, assessorando empreendimentos de Economia Solidária para que possam desenvolver melhor suas atividades, assegurando maior sustentabilidade e qualidade de vida para os integrantes dos grupos atendidos.

A organização presta assessoria a Empreendimentos da Economia Popular e Solidária (EEPS), localizados no campo e na cidade no Território de Identidade Sertão Produtivo. O trabalho desenvolvido pelo Cesol nesses 10 anos tem sido fundamental para incentivar a geração de renda, através da assistência técnica, qualificações, otimização da identidade visual de produtos e ampliação das oportunidades de comercialização, entre outras ações.

Mais informações do Cesol: https://www.idsb.org.br/quemsomos.php

Compartilhar: