Diretor Executivo da Adel recebe Comenda Antônio Zaranza

Adriano Batista recebe Comenda Antônio Zaranza

Ontem, 20, nosso Diretor Executivo, Adriano Batista, participou da 3º reunião ordinária do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, que aconteceu no hotel Mareiro, em Fortaleza/CE. O evento acontece até a hoje (21), e conta com a presença do Diretor Presidente da Cogerh, Yuri Castro, do Superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira, Robério Monteiro, Secretário de Recursos Hídricos do estado e Conceição Gomes, Presidenta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu (CBH Curu).

Durante a programação de abertura, ocorreu a entrega da Comenda Antônio Zaranza, referente aos anos de 2020 e 2021, homenagem destinada aos contribuintes de destaque na gestão de recursos hídricos. Nesta edição do fórum, 24 pessoas foram agraciadas, incluindo Adriano Batista, por nossa atuação no CBH Curu, desde 2021.

“Fiquei contente com o reconhecimento da minha contribuição na gestão dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Curu e compartilho esse reconhecimento com os meus amigos e companheiros que comigo fazem a Adel”, comemora Adriano.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são definidos pela lei estadual nº 14.844 como entes regionais de gestão de recursos hídricos com funções consultivas e deliberativas, atuação em bacias, sub-bacias ou regiões hidrográficas e vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh). A reunião do Fórum conta com uma programação de interação entre as bacias, além da realização do Cadastro de Usuários de Água nas Bacias Hidrográficas do Estado.

O fórum é composto por representantes dos usuários, da Sociedade Civil, das prefeituras e dos Órgãos de Governo e é a instância mais importante de participação e integração do planejamento e das ações na área dos recursos hídricos. No Ceará, o colegiado do comitê de bacia é composto por representantes de instituições governamentais e não-governamentais, distribuídos em 04 (quatro) setores, tendo a seguinte distribuição e percentual de participação: Usuários (30%); Sociedade Civil (30%); Poder Público Municipal (20%); Poder Público Estadual/Federal (20%).

Os Comitês de Bacia contribuem com a gestão integrada e descentralizada dos Recursos Hídricos, garantindo a participação da sociedade no processo decisório, buscando o desenvolvimento sustentável da bacia.

Compartilhar: