Nos dias 11 e 13/12, aconteceu na comunidade de Sítio do Meio, em Pentecoste, e Vila Soares, em Apuiarés, respectivamente, a entrega da Arca das Letras, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que implanta bibliotecas nas comunidades rurais.
O objetivo do programa é facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural. Com isso, busca parceria nas próprias comunidades para o acompanhamento e motivação da leitura. Em Sítio do Meio e Vila Soares, a parceria é com os jovens do Centro Integrado de Tecnologias (Cit), implantado pela Adel com o apoio do Instituto Oi Futuro.
Entrega da Arca das Letras em Sítio do Meio, Pentecoste. |
Nos Cit’s, as crianças, jovens e adultos tem acesso à internet, mas também são estimulados a utilizar as tecnologias em prol do desenvolvimento local. A vinda das bibliotecas traz para estas comunidades o acesso à leitura e motivou a realização de outros projetos. Em Vila Soares o grupo iniciou o projeto Leitura Poética “Declamar” com as crianças.
Entrega da Arca das Letras em Vila Soares, Apuiarés. (Foto: Nud) |
Além destas comunidades, outras duas serão beneficiadas ainda este ano, com a Arca das Letras, Cipó e Providência, ambas em Pentecoste. O Programa Arca das Letras foi articulado para estas comunidades pela Rede de Jovens Empreendedores Rurais junto a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).
Segundo Marcos Rocha, um dos articuladores da Rede de Jovens Empreendedores Rurais e facilitador do projeto Casa Digital desenvolvido pela SDA, o acesso à inclusão digital e a leitura contribui para aumentar as oportunidades de permanência dos jovens nos seus lugares de origens.
Saiba mais sobre o Arca das Letras: http://portal.mda.gov.br/portal/sra/programas/arcadasletras