Inclusão Produtiva, Empreendedorismo e Agricultura Sustentável

Estamos realizando projetos de empreendedorismo e inclusão produtiva nas comunidades Curimãs e Barrinha do Norte, em Trairi/CE. As iniciativas fazem parte do Programa AES Brasil Gera+, da AES Brasil, que reúne os projetos sociais da Companhia promovidos junto às comunidades que integram suas áreas de atuação. O objetivo do programa é promover impacto positivo, com base em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e empreendedorismo e segurança hídrica.

As ações desenvolvidas na localidade, estão inseridas no eixo inclusão produtiva e empreendedorismo, contribuem para o desenvolvimento local, o fortalecimento da agricultura familiar (importante para a economia da região), atividades produtivas locais e fomento da geração de renda, impulsionando oportunidades para as comunidades vizinhas em empreendimentos da companhia. Na prática, são ministradas oficinas para manejo de agricultura e empreendedorismo.

O projeto se insere na estratégia de desenvolvimento de capacidades com as comunidades do entorno do Complexo Eólico Mandacaru, uma forma de contribuir para a inclusão socioprodutiva. A reativação da mini-indústria de corte e costura também promove oportunidades para geração de trabalho e renda.

Empreendedorismo

Em Barrinha do Norte, participam do projeto 15 mulheres que, por meio de oficinas formativas, estão sendo capacitadas para produzirem novas peças com o objetivo de potencializar a mini-indústria de corte e costura. Para isso, entre outras atividades, estão sendo oferecidas 160 horas de assessoria técnica e gerencial para gerenciamento, comercialização e marketing da mini-indústria de corte e costura. As oficinas são realizadas por nós e prezam pela cooperação entre as participantes.

Para Edileuza Passos, 49, costureira, agricultora e liderança comunitária, o Projeto tem sido enriquecedor. “Eu sempre cuidei da associação e vinha limpar as máquinas, mesmo quando o grupo estava menor. Eu fazia pequenos consertos para pagar as contas e não deixar fechar o espaço. O sonho da gente é que o projeto cresça, que ganhe espaço em mais municípios”, reforça.

Inclusão produtiva

Já em Curimãs, as oficinas incluem áreas como inclusão produtiva; produção de horticultura orgânica, com o objetivo de incentivar a participação e o protagonismo de mulheres na agricultura e o desenvolvimento socioeconômico; Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional, para que as participantes discutam alternativas para tornar a produção familiar mais saudável e sustentável. Também estão sendo realizadas ações com foco na criação e o manejo de aves caipira, com o intuito de apresentar sua importância, visando ao fortalecimento nutricional e à comercialização do excedente da produção.

No início do mês realizamos duas oficinas, uma sobre Produção e Manejo de Hortas, onde usamos mudas, sementes e compostos para promover o cultivo de cebolinha e coentro. A outra abordou o tema Manejo Alimentar e Sanitário de Aves, a atividade se deu através da formulação de ração para aves, confecção de campânulas, bebedouros e comedouros alternativos. A ação incluiu também um mutirão de vacinação das aves na residência das mulheres beneficiadas.

Para Antônia Liliana, 40, moradora da localidade Curimãs, o projeto trouxe bastante benefícios. “Eu crio galinhas há vinte anos e não tinha conhecimento ainda sobre como melhorar os cuidados com elas. Aí veio o projeto com aulas na questão de vacinação das aves, cuidados com a alimentação e luz para aquecer os pintos, informações que valem ouro. Também teve aulas para quem está cultivando hortas e isso tem nos motivado a seguir com as atividades. Tudo que produzimos aqui chega à mesa de todos da comunidade, então o Projeto vai melhorar a qualidade dos produtos que oferecemos para os moradores locais”, reforça.  

A horticultura e a criação de galinha caipira são atividades que se destacam na agricultura familiar. Essas cadeias produtivas têm se tornado uma alternativa de negócio para a população rural. Por isso, promover o fortalecimento delas nas comunidades rurais de forma sustentável e cooperativa, gerando troca de conhecimentos entre agricultores e agricultoras é um dos objetivos das ações que desenvolvemos em prol do desenvolvimento local do Nordeste brasileiro.

Compartilhar: