Cisterna ajuda Dona Ozana a lidar com escassez de água

No início do mês, tivemos a oportunidade de reencontrar a D. Ozana Fernandes, 59, uma das beneficiárias das nossas ações de Segurança Hídrica no Rio Grande do Norte. Ela reside em Caraúbas, comunidade rural do município de Lajes.

D. Ozana e outras dezenove (19) famílias locais receberam cisternas de placas com capacidade para armazenar até 16 mil litros de água proveniente das chuvas. A iniciativa faz parte do Programa AES Brasil Gera + que executamos na região. As cisternas são uma tecnologia social de baixo custo e permitem o acesso à água própria para o consumo humano e produção de alimentos.

“Antes da cisterna eu passava a manhã inteira buscando água no carro de mão para abastecer minha casa, isso era quase todo dia. O carro pipa passava uma vez no mês, mas eu só tinha uma caixa de mil litros, se eu tivesse uma cisterna a água duraria mais. Agora que tenho, a nossa vida melhorou, com ela cheia tenho mais tempo para cuidar das minhas plantas, dos meus animais e fazer outras atividades”, comemora.

D. Ozana conta que o acesso ao conhecimento também foi imprescindível. Ela uniu o que aprendeu nas oficinas sobre gestão de recursos hídricos aos conhecimentos que seu filho aprendia na faculdade de Zootecnia e levava para casa.

Em sua propriedade, ela cultiva diversas plantas nativas e frutíferas, como manga, siriguela e caju. Hoje, D. Ozana também faz o reaproveitamento da água. “Minhas águas desciam aí, aleatória. Hoje não, já tem pinha brotando, pé de azeitona, de cajá, tudo com o reaproveitamento das águas. Eu saí emendando os canos e botei onde tem a plantação, saio fazendo risquinho para a água sair”, reforça.

Para a agricultora, é muito gratificante ver o desenvolvimento de suas atividades. “Só gratidão mesmo, você vê o seu trabalho sendo valorizado, um trabalho bonito, porque para mim a agricultura é tudo, muito bom mesmo. Aqui passa muita gente e quem passa fica observando, porque é muito verde no meu quintal”, enfatiza.

A gente também fica com o coração quentinho ao encontrar experiências tão bacanas quanto a da D. Ozana, são essas #HistóriasqueNosInspiram

Compartilhar: