Adel realiza ações com foco no meio ambiente

O mês de junho é marcado por diversas datas que levantam pautas sobre a preservação ambiental, a sustentabilidade e a garantia de uma vida digna para todas as pessoas que habitam o planeta. Na primeira semana de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional de Educação Ambiental. Nas semanas seguintes temos o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos (7) e o Dia Mundial de Combate à Desertificação (17).

Nós realizamos diversos projetos visando o desenvolvimento econômico, social e a preservação ambiental de comunidades rurais no território brasileiro, por isso, neste mês, buscamos sempre realizar ações para fortalecer esse debate. Por meio de nossas atividades, esperamos contribuir com a reflexão sobre as questões ambientais e os problemas em nossa sociedade, a partir de conteúdos direcionados às comunidades rurais que atendemos, com temáticas alinhadas às questões ambientais locais e globais.

No dia 5, nosso Analista Socioambiental Sênior, Guilherme Ribeiro, contribuiu com a live Projetos socioambientais para além do ESG: A importância da empatia e inclusão em campo, uma iniciativa da Sustainable Development & Water For All – SDW, disponível no YouTube:

Já de 6 a 8 de junho, realizamos ações no Ceará e Rio Grande do Norte. Nas comunidades Pelo Sinal I e II, em Fernando Pedroza/RN, aconteceu uma formação sobre o manejo agroecológico do solo para 20 agricultores e agricultoras. Buscamos sensibilizar os participantes sobre a importância do solo para o meio ambiente, o solo é muito mais que um substrato, é uma estrutura complexa onde ocorrem processos dinâmicos e essenciais ao equilíbrio e à saúde das plantas e do ambiente. O manejo agroecológico do solo tem como princípio evitar a erosão, bem como a sua nutrição por meio da adubação com materiais orgânicos e manutenção da ciclagem de nutrientes.

Em Caraúbas, comunidade localizada no município de Lajes/RN, realizamos um encontro sobre a gestão adequada dos recursos hídricos e o seu impacto para o meio ambiente para 30 moradores locais. A oficina buscou um compartilhamento mútuo de conhecimentos e ferramentas necessárias para que a população entenda a importância da água para a sociedade e para o meio em que vive, assim como os processos relacionados à poluição desse bem mineral e as atitudes que a sociedade deve ter frente à esse problema ambiental, além da gestão adequada dos recursos hídricos como as águas das cisternas.

Já na comunidade Curimãs, em Trairi/CE, foi realizada uma oficina sobre compostagem e reutilização de resíduos orgânicos, para agricultoras que estão sendo incentivadas a realizarem uma produção de horticultura orgânica, com o objetivo de incentivar a participação e o protagonismo de mulheres na agricultura e o desenvolvimento socioeconômico.

No nosso canal do YouTube também temos disponíveis três encontros virtuais para discutir e pensar soluções de preservação e medidas simples e de baixo custo que podem fortalecer a qualidade de vida e a segurança alimentar da população.

Seguem abaixo as temáticas:

Direito Humano à Alimentação Adequada

Sustentabilidade e Conservação da Caatinga

Compostagem e Educação Ambiental no Semiárido

Compartilhar: