Uma proposta inovadora, interativa e divertida nas Escolas. Assim é definido o Projeto Jovens Protagonistas Rurais: Educação contextualizada para o desenvolvimento sustentável realizado por nós em parceria com o Instituto Solea com duas Escolas públicas no Ceará: EEFM Adelino Alcântara Filho, em Croatá, São Gonçalo do Amarante/CE; e, EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães, em Pentecoste/CE.
Em ambas as escolas, realizamos, recentemente, o Seminário Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para reforçar com os discentes os 17 objetivos e ações que eles podem desenvolver para colaborar com o cumprimento das metas estabelecidas na Agenda 2030 da ONU. No Seminário os estudantes apresentaram os projetos elaborados por eles nos Laboratórios de Iniciativas Locais realizados pelo projeto. Nos Laboratórios os jovens foram instigados a pensar propostas de melhoria do ambiente escolar de forma integrada com os ODS.
Para Adaílson Albuquerque, Diretor da EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães, é uma alegria perceber tanto protagonismo dos estudantes através do Projeto. “A gente percebe a aplicabilidade do projeto com a melhora do desempenho dos alunos, eles têm demonstrado mais interesse em estudar sobre o meio ambiente, de forma cooperativa, ajudando uns aos outros, também melhorou a frequência e a atuação deles em cuidar da própria escola. Acredito que essa metodologia possa ser multiplicada em outras unidades escolares exatamente por abrir espaços para essas discussões sobre educação contextualizada e sustentável”, reforça o Diretor, para ele, os estudantes são peças fundamentais para qualquer projeto político pedagógico dentro da escola. “Quando há algo que nos faz acreditar em melhores resultados a gente abraça e multiplica, espero que outros professores e estudantes tenham acesso a projetos como esse”, comemora Adaílson.
Votação popular das Iniciativas Locais
As propostas apresentadas pelos estudantes focaram na arborização da escola, implantação de hortas para produção de verduras e legumes, que possam ser consumidos na merenda escolar, ações de incentivo ao desporto, comunicação e melhora da infraestrutura das instituições. Os projetos passaram por uma votação popular e o mais votado vai receber um recurso financeiro para colocar sua ideia em prática.
Os estudantes da Escola Adelino Alcântara Filho elaboraram quatro projetos. A iniciativa vencedora foi o projeto Esporte em Ação. Na escola Tabelião José Ribeiro Guimarães os jovens elaboraram seis projetos que também participaram da votação popular, o projeto mais votado foi Diversidade Alimentar.
Os projetos elaborados pelos jovens estão relacionados aos seguintes ODS: ODS 2 – Fome Zero e Alimentação Saudável, ODS 3 – Saúde e bem-estar, ODS 4 – Educação de qualidade, ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.
Sobre o Projeto
O ciclo formativo com os estudantes iniciou em março deste ano e focou em temáticas que colaboram para a transformação positiva do contexto local, centradas no desenvolvimento sustentável para a construção de projetos de vida que considerem o empreendedorismo e o protagonismo social como estratégias viáveis para a permanência dos jovens no campo.
Além do Laborátório para criação de projetos, os jovens estudantes participaram de encontros formativos sobre Diversidade Cultural, Saúde em Sentido Amplo, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade e Conservação da Caatinga, Protagonismo de Jovens Rurais, Empreendedorismo e Boa Gestão das Águas.
Para Gabriel Luz, 16, estudante da Escola Tabelião, o Projeto ajudou a conhecer mais sobre a realidade da sua cidade. “O Projeto me mostrou que podemos melhorar a reciclagem do lixo, a economia de água, tudo isso foi importante para nos aproximarmos do nosso local de origem. Os encontros nos mostraram um conteúdo de dentro pra fora, me fez ter uma visão de quais oportunidades podemos buscar em Pentecoste. Entrei no curso sem imaginar que iríamos ver tudo isso, sem falar que eu e meus amigos estamos trabalhando melhor em grupo, gostamos muito”, comemora.
O Projeto foi realizado em parceria com o Instituto Solea, que entende o papel da escola na proteção dos direitos dos adolescentes e em sua formação integral, como cidadãos e potenciais protagonistas para a promoção de transformações sociais em seus territórios.
“Foi muito bonito ver os alunos se identificando com os espaços que eles convivem, olhando para dentro desses municípios e descobrindo coisas que até então eles não sabiam e redescobrindo também. Durante as oficinas eles reconheciam o potencial do local onde estavam inseridos o seu próprio potencial. Alguns alunos introvertidos começaram a ser mais extrovertidos, começaram a falar em público e isso tem ajudado bastante no desenvolvimento deles”, destaca Karoliny Viana, nossa Analista de Projetos que esteve em contato direto com os estudantes.