Nos dias 28 e 29 de abril, a Adel e a Echoenergia realizaram o Curso Iniciação à Metodologia da Aprendizagem Cooperativa, no formato online, com professores da Escola Municipal Manoel Alves de Araújo, localizada no município de Venturosa, em Pernambuco. O Curso é uma iniciativa do Projeto de Desenvolvimento da Educação, do Programa Echosocial: Ventos que Transformam, iniciativa da Echoenergia com apoio do BNDES e executada pela área de Novos Negócios da Adel.
O Curso foi dividido em dois módulos: Abordagem Pedagógica da Aprendizagem Cooperativa e Cooperação e Protagonismo na Aprendizagem. Foram dois dias de encontros virtuais, 28 e 29 de abril, com carga horária de 6 horas/aula e participação de 11 professores. A formação seguiu o modelo de ensino remoto, por meio da plataforma virtual google meet. Os professores tiveram acesso aos materiais didáticos no formato digital.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Alves de Araújo atende às comunidades Grota, Grotão e Pontais, em Venturosa (PE). O Curso de Iniciação à Metodologia da Aprendizagem Cooperativa foi o primeiro contato dos educadores com essa abordagem de aprendizagem, na qual os estudantes aprendem enquanto trabalham em pequenas equipes, cooperando uns com os outros para resolver desafios, exercícios e/ou problemas, e, se apropriam dos assuntos e conhecimentos compartilhados, para atingir um objetivo mútuo.
No primeiro módulo, foram apresentados instrumentos aos educadores para que possam conduzir atividades formativas, utilizando a abordagem pedagógica da Aprendizagem Cooperativa e suas técnicas específicas com o público beneficiário.
No segundo dia, os professores discutiram como podem estimular o protagonismo de seus estudantes, compreendendo a importância do protagonismo como tópico complementar à educação formal. Foram apresentadas diversas abordagens pedagógicas que buscam estimular o desenvolvimento de estudantes proativos, com iniciativa, para que sejam participativos em suas comunidades escolares. Foi debatido também o conceito de interdependência social e interação positiva, como elementos potencializadores da aprendizagem na escola.
“O curso foi significativo, nos mostrou estratégias metodológicas simples, mas que favorecem o trabalho coletivo e o empenho de todos os alunos, propiciando o desenvolvimento de todo o grupo. Parabéns! O encontro foi excelente”, reforça a professora Rosa Jorge da Silva, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Manoel Alves de Araújo.
Os professores aprenderam na prática, divididos em equipes, como utilizar a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, ajudando na percepção de que o protagonismo e a cooperação estão presentes no cotidiano da escola e que o estudante precisa ser conscientizado sobre as vantagens de trabalhar em equipe, em prol de objetivos coletivos e que o professor tem um papel fundamental na identificação e mobilização dos estudantes predispostos e que apresentem potencialidade para desenvolver certas características, competências e habilidades sociais.
Para a Secretária de Educação Venturosa (PE), Sonia Regina Diógenes, toda parceria que a Educação Municipal tiver é bem-vinda. “Formação, cursos e oficinas são fontes de aprendizagem que enriquecem o currículo e o dia a dia pedagógico das escolas. Assim, a proposta da oficina realizada pela Adel foi abraçada por toda a equipe da escola e com certeza resultará em trabalhos significativos no processo de aprendizagem dos alunos”, reforça a Secretária.
Trabalhar o protagonismo e a cooperação em sala de aula é fundamental para o desenvolvimento educacional dos estudantes. Com estímulo e orientação as crianças e os jovens podem desenvolver melhor essas duas vocações e alcançar melhores resultados educacionais.
Raquel Ferreira, Coordenadora de Projetos da Adel e responsável por ministrar o Curso, conta que essa experiência incrível foi uma oportunidade de ensinar e aprender com os professores formas diferentes de aprendizagem, mediadas pelas tecnologias. “Os professores estão sempre buscando adquirir conhecimentos e dispostos a vencer desafios em prol da educação. Aprender uma nova metodologia traz motivação e um incentivo para continuarmos na luta por uma educação integral, plena e justa”, afirma.