A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), contrata profissional com interesse em atuar no suporte operacional e técnico de atividades inerentes à área de Novos Negócios da organização, tais como implantação e gestão de projetos socioambientais, em João Câmara, no Rio Grande do Norte. O profissional poderá ser requisitado para apoiar ações em outros estados do Nordeste.
A Adel é qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e busca desenvolver, através de suas ações, capacidades técnicas e gerenciais com jovens empreendedores e agricultores/as para promoção do desenvolvimento local do Nordeste brasileiro.
Por meio da sua Diretoria de Novos Negócios, disponibiliza um leque de serviços a empresas, governos e outros atores da sociedade civil para colaborar com suas próprias estratégias de promoção do desenvolvimento humano e local, incorporar ou disseminar práticas de sustentabilidade corporativa ou ainda compensar, controlar e mitigar impactos derivados de suas operações. A área oferece e realiza serviços como consultoria, assessoria, gestão, gerenciamento e operacionalização de projetos de desenvolvimento local.
A vaga de Analista Socioambiental possui tempo indeterminado, com carga horária de 40h/semanais, de preferência segunda à sexta, de 8h às 12h e 13h30min à 17h30min. Vínculo CLT, com regime compensatório por meio de banco de horas.
Requisitos/Perfil desejado
Ensino Superior completo na área socioambiental e/ou em áreas afins como: Sociologia, Agronomia, Economia Doméstica, Biologia, Geografia, Engenharia Florestal/Ambiental, Engenharia Agronômica, Antropologia e Ciência Política.
Experiência profissional mínima de 2 (dois) anos em gestão de projetos socioambientais focados em desenvolvimento e implementação de Programas de Comunicação Social e/ou Relacionamento com Comunidades.
Experiência em articulação e mobilização institucional junto ao Terceiro Setor, setor privado e governos.
Habilitado para condução de veículos com habilitação CNH categoria B.
Conhecimentos avançados sobre a legislação ambiental brasileira e sobre processos de licenciamento de projetos e empreendimentos.
Conhecimentos satisfatórios de informática: Pacote Office, com destaque para Excel (intermediário/avançado) e Word (elaboração de documentos e relatórios).
Pensamento analítico e lógico apurado.
Visão e atuação sistêmica: disponibilidade para atendimento às demandas de outras áreas internas e da organização como um todo.
Demonstrar empatia, saber trabalhar e se relacionar em equipe, ter visão objetiva e proatividade.
Boa comunicação, oral e escrita, habilidade de articulação com diferentes atores.
Determinação, flexibilidade e organização para responder às demandas da organização.
Disponibilidade para viagens regionais e nacionais frequentes.
Principais atividades
Mobilização, sensibilização e capacitação das equipes internas de empreendimentos, agricultores e famílias beneficiadas;
Realização da Campanhas de Comunicação Social junto às comunidades;
Participação na elaboração de pareceres técnicos;
Elaborar e coordenar pesquisas de acompanhamento das ações voltadas ao públicos-alvo dos projetos;
Interagir com o público-alvo, com a gestão pública local e demais atores envolvidos em ações inerentes à situação do cargo;
Identificar e antever situações de conflito entre os principais atores, propondo ações de apaziguamento e solução;
Visitas de campo para reuniões, encontros e atendimentos às famílias, lideranças comunitárias e outros atores críticos no território atuante;
Apoio em reuniões, debates e outros eventos;
Mapeamento e identificação prévia de possíveis crises / ruídos de comunicação sobre os empreendimentos;
Elaborar relatórios técnicos analíticos relacionando os diversos temas socioambientais;
Articular reuniões com as comunidades e parceiros locais;
Apoio na implantação de um Centro de Comunicação de atendimento à população para informar, divulgar, esclarecer dúvidas e receber sugestões, preocupações e queixas dos moradores do entorno do empreendimento;
Acompanhar a implantação e desenvolvimento de projetos junto às comunidades rurais beneficiadas pela Adel;
Acompanhamento de equipes terceirizadas, prestadores de serviços, consultores e projetistas;
Acompanhar os serviços das empresas subcontratadas para o fiel cumprimento do contrato, verificando garantia de qualidade, prazos e custos estabelecidos, tomando ações de correção quando necessário;
Assessorar as demais Diretorias no desenvolvimento de suas funções;
Participar de eventos, treinamentos e oficinas da Adel e parceiros;
Elaborar relatórios gerenciais com a síntese dos resultados, incluindo documentação fotográfica e outras formas de ilustração das ações e atividades desenvolvidas na organização;
Acompanhamento a atividades em comunidades e execução de outras atividades pertinentes a rotina de campo e escritório;
Executar outras atividades correlatas à função.
Benefícios
Plano de saúde ambulatorial (50/50), com cobertura regional; plano odontológico com cobertura regional; seguro de vida e vale alimentação.
Local de trabalho
João Câmara (RN)
Como se candidatar
Os interessados deverão enviar o CV com pretensão salarial até 03/01/20 para adel@adel.org.br com o assunto: Analista Socioambiental.