Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), destinado para jovens com idade entre 16 e 32 anos, que concluíram o Ensino Médio e desejam empreender.
O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) é uma tecnologia social desenvolvida pela Adel desde 2009, que busca contribuir com a inclusão socioprodutiva e permanência no campo da juventude rural, para que eles sejam atores de transformações sociais e econômicas em suas comunidades.
A estratégia de atuação do PJER, consiste na aliança entre 04 (quatro) componentes: acesso ao conhecimento, crédito orientado, apoio no fortalecimento organizativo e acesso as tecnologias de informação e comunicação.
Ao ingressar no PJER, os jovens participam do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios, que integra o primeiro eixo do programa, e recebem assessoria técnica e gerencial na elaboração de um plano de negócio do seu empreendimento.
Turma de jovens do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios – 2015.1 |
O Curso acontece no Centro de Formação do Jovem Rural, na comunidade de Sororoca, São Gonçalo do Amarante. A carga horária é de 720 horas, dividida entre o tempo formativo e vivencial dos jovens, com início no dia 14 de março.
O PJER conta com o patrocínio da Petrobras, e apoio do Instituto Carrefour, Fundação Interamericana, Instituto Oi Futuro, Manos Unidas, Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e Fundo Socioambiental Caixa.
Inscrições
Seguem até o dia 26 de fevereiro e podem ser realizadas através do formulário eletrônico (http://migre.me/sTn41), na sede da Adel (Rua Francisco Nunes, 318, Pentecoste), nas secretarias de juventude e agricultura, e nos sindicatos dos trabalhadores rurais dos municípios de Apuiarés, Pentecoste, General Sampaio, Tejuçuoca, Umirim, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Paracuru ou São Luís do Curu.
Poderão se inscrever jovens com idade entre 16 e 32 anos, que concluíram o Ensino Médio e residem nos municípios de Apuiarés, Pentecoste, General Sampaio, Tejuçuoca, Umirim, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Paracuru ou São Luís do Curu.