Produtores de Leite participam de minicursos em Limoeiro do Norte

Realizamos, nos dias 17 e 18 de fevereiro, o minicurso Produção de Volumosos, Manejo de Pastagem e Reserva Alimentar Estratégica, uma ação do Projeto Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite, fruto da nossa parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Contamos também com a colaboração do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) e UFC (Universidade Federal do Ceará), por meio do Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF) do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

A formação foi dividida em momentos teóricos e práticos, ministrados pelos Professores Doutores da UFC, Magno José Cândido e Aníbal Coutinho. Cerca de trinta produtores participaram dos minicursos que aconteceram durante dois dias. No primeiro, foram trabalhados os conteúdos teóricos no auditório do IFCE Campus Limoeiro do Norte, já no segundo dia aconteceram as atividades práticas na Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPA), no mesmo município.

“Para nós é uma satisfação tá contribuindo com esse Projeto, ter esse contato com o produtor e poder trazer a ele um pouco do conhecimento que a gente gera na Universidade e também obter deles algumas demandas para alimentar nossos trabalhos do dia a dia. É uma experiência muito enriquecedora também para nós”, enfatiza Magno José Cândido, Professor Doutor do departamento de Zootecnia da UFC.

Para Francisco Wellington Gomes, 29, produtor de leite beneficiado pelo Projeto no município Alto Santo, a busca por novos conhecimentos irá trazer bons frutos. “Aprendi bastante sobre o manejo alimentar e novas culturas. Agradeço por essa oportunidade que muitos não têm, pois antes a gente não tinha condições de acessar essas informações. Agora acredito que iremos melhorar nosso manejo, pois vimos na teoria e na prática onde estávamos pecando e assim mudar”, afirma o também agricultor.

Nessa nova fase, os produtores participam de minicursos sobre temas cruciais para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva. Já foram mais de 30 encontros formativos, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança para a prevenção da Covid-19. Nesta semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro, a região de Sobral será a beneficiada com as capacitações.

O evento contará com as participações dos Professores Doutores Magno José Cândido e Aníbal Coutinho do Rêgo, e do membro do programa de pós-doutorado da Universidade Federal do Ceará, Francisco Gleyson da Silveira Alves.

Sobre o Projeto

O Projeto consiste em uma série de ações de capacitação, assessoria técnica, gerencial e difusão de tecnologias e soluções social, ambiental, técnica e economicamente viáveis para promover a estruturação da cadeia produtiva de leite nos territórios rurais de Sobral e Baixo e Médio Jaguaribe. A iniciativa, que começou em 2019, segue com capacitações este ano. Ela possibilita o aumento da produtividade e da rentabilidade na atividade de bovinocultura do leite. Possui três componentes: 1) atividades pedagógicas; 2) assessoria para organização dos pequenos produtores em Arranjos Produtivos Locais (APLs), aplicando princípios e técnicas de cooperação e colaboração para produção eficiente e com qualidade; e 3) instalação de Unidades de Referência (UR), para servir de base para a aprendizagem continuada.

Compartilhar: