A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) em parceria com a Qair Brasil, realizou durante o mês de outubro as inscrições e seleção de jovens para o Projeto de Formação e Apoio a Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais. Executado pela área de Novos Negócios da Adel, o projeto beneficia as comunidades localizadas no entorno do Complexo Eólico-Solar Serrote, no município Trairi, litoral do Ceará.
Com cerca de cem inscrições que abrangeram as comunidades Canaã; Mundo Novo; Córrego dos Furtados; Caraúbas; Serrote; Tamanduá; Gurguri; Mucunã; Córrego da Ramada; Chão Duro; Matões; Goiti; Pau Furado; Oficina; Atola e Esperinha, sessenta (60) jovens foram classificados para a segunda etapa. Após visita e avaliação de técnicos da Adel, trinta e três (33) jovens foram selecionados para o Projeto.
Confira a lista de selecionados: https://drive.google.com/file/d/10ZXVXtOxVU3LBDI2zu7acua28ImVPNZO/view?usp=sharing
Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais
Os selecionados participarão do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais. O Curso apresenta os primeiros passos para empreender, com especial atenção a comercialização, boa gestão de seus pequenos negócios, acesso a crédito e a investimentos para o desenvolvimento de empreendimentos e incentivo à formação de Arranjos Produtivos Locais, que podem culminar no surgimento de redes, cooperativas e associações.
Algumas das ideias de negócios já compartilhadas pelos jovens são marcenaria, vendas em geral, criação de suínos, galinha caipira, piscicultura e criação de abelhas nativas. Eles também apresentaram o desejo de elaborar projetos na área de serviços como barbearia, salão de beleza, comunicação e eventos, confeitaria e decoração de festa infantil.
O curso é gratuito e a formação será realizada em Trari, no litoral oeste do Ceará. As atividades iniciam próxima segunda-feira, 4 de novembro.
O Projeto é uma ação da área de Novos Negócios da Adel e representa a reaplicação da expertise que a organização desenvolveu ao longo dos últimos dez anos em seu Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), que já beneficiou diretamente cerca de 3 mil jovens de 10 municípios cearenses.