No dia 30 de setembro a Adel promove o I Seminário Cearense de Meliponicultura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Umirim (Fazenda Floresta, s/n – Floresta, Umirim/CE).
Direcionado para pesquisadores da área, estudantes e meliponicultores o evento visa discutir o cenário da criação de abelhas nativas sem ferrão no Estado e como a atividade pode contribuir com a preservação da caatinga.
Em sua primeira edição, será abordado o tema “A Meliponicultura como uma prática de preservação da Caatinga”. O seminário será composto por palestras, oficinas e painéis temáticos, que abordam os principais temas da área.
Programação:
8h30min – Início do Credenciamento
9h – Coffee Break
9h30min – Mesa de Abertura (Adel, ACMEL, UFC, IFCE)
10h – Palestra I: Abelhas sem Ferrão e a Caatinga: Um olhar para o futuro
11h – Palestra II: Diagnóstico da Meliponicultura no Estado do Ceará
12h – Almoço
13h30min – Oficinas
14h30min – Painel: Experiências de Meliponicultura no Ceará –
15h30min – Encerramento e Coffee Break
Além das atividades acima, durante o evento, haverá uma exposição, com materiais, equipamentos e produtos da meliponicultura, degustação de mel e exposição de espécies de abelhas sem ferrão.
O evento é realizado pela Adel com o apoio da Associação Cearense de Meliponicultura (ACMEL), Rede Néctar do Sertão, Instituto Federal Ceará – Campus Umirim (IFCE), e, Universidade Federal do Ceará (UFC). Também conta com a parceria da Bovespa Social e do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) por meio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS).