Com o objetivo de acompanhar as atividades do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), o consultor da Fundação Interamericana, Everaldo Costa, foi recebido, na última quinta-feira (28/01), pela equipe da Adel, no Centro de Formação do Jovem Rural, em Sororoca, São Gonçalo do Amarante/CE.
As duas organizações mantêm sólida parceria desde 2014, quando a IAF estabeleceu apoio ao Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). Desde então, 90 jovens foram beneficiados com o Programa, ampliando o número de empreendedores no território. Cerca de 40 negócios estão em fase de implantação gerando oportunidade e renda para juventude.
Durante a visita, Everaldo Costa, conversou com o Diretor Executivo, Adriano Batista, a Diretora de Programas, Aurigele Alves, técnicos do projeto e jovens beneficiários. A primeira conversa aconteceu com os jovens que estavam reunidos no Centro de Formação discutindo os desafios da formação empreendedora e a implementação de negócios rurais.
Equipe Adel, jovens beneficiários e Everaldo Costa |
Em seguida, ele visitou os empreendimentos dos jovens Vitor Esteves, Benedito Alves e Ana Maria. Ambos, respectivamente, empreenderam na área de fruticultura, avicultura e comércio. Vitor viu no PJER a oportunidade de tornar a propriedade familiar um negócio rural, Benedito apostou que a criação de aves caipira poderia gerar renda e Ana Maria decidiu juntamente com seu esposo montar uma mercearia em um dos cômodos de sua casa.
Para Everaldo Costa, as ações desenvolvidas pela Adel através do Programa são imprescindíveis para a juventude rural. “Minha percepção na visita só confirma que tudo que a Adel estar fazendo é muito bacana e importante para o jovem rural dessa região”, afirma.
O jovem Benedito Alves e o consultor da IAF, Everaldo Costa, em visita ao empreendimento de aves caipira |
Em 2016 novos jovens serão beneficiados. Atualmente, a equipe da Adel está analisando novos planos de negócios que poderão ser apoiados pela instituição e mobilizando jovens dos municípios de Apuiarés, Pentecoste, General Sampaio, Tejuçuoca, Umirim, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Caucaia e São Luis do Curu para participarem do Programa.