Ontem (05/05), aconteceu a oficina sobre Cooperação e Protagonismo Social com vinte jovens no Centro de Pesquisas Ictiológicas, em Pentecoste. O objetivo foi debater com os jovens como a cooperação e o protagonismo podem colaborar com o desenvolvimento do território.
A oficina abordou a temática – Cooperação e Protagonismo Social e contou com a colaboração de Raquel Ferreira, colaboradora da Adel, e Adriano Batista, diretor executivo. Segundo Adriano, os jovens do semiárido são mais resilientes e capazes de empreender a partir das oportunidades existentes. “Acredito que é possível através da cooperação e do protagonismo colaborar ainda mais com o desenvolvimento das comunidades”, ressalta.
Benedito Barbosa, jovem beneficiado |
Na perspectiva de fazer um trabalho proativo e participativo na Cooperativa de Jovens Empreendedores Rurais – Caroá, iniciativa de jovens participantes do Programa Jovem Empreendedor Rural, a oficina apresentou aos jovens conceitos e habilidades que eles podem desenvolver com os cooperados, parceiros e com as comunidades do território.
Para Rayssa Duarte, jovem empreendedora, ela conheceu na oficina o conceito de cooperação. “A oficina foi um momento muito bom de esclarecimentos, vivenciamos através das atividades em equipe e dinâmicas qual o real sentido da cooperação no nosso dia a dia e como podemos aplicar na construção da cooperativa”.
Cooperativa de jovens empreendedores rurais – Caroá
Após participar do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Adel e com o objetivo de formar e apoiar outros jovens do território no acesso a políticas públicas de comercialização e fortalecimento da agricultura familiar da região, jovens empreendedores rurais decidiram se unir e criar uma cooperativa que viabilizasse o processo de escoamentos de seus produtos.
Jovens participantes da oficina |
Desde o início do ano, os jovens começaram a pensar na constituição da cooperativa e realizar encontros no território. A partir das reuniões, a iniciativa ganhou força com o apoio da Adel e de parceiros.
Atualmente, a Cooperativa de Jovens Empreendedores Rurais – Caroá conta com o apoio da Adel e da BrazilFoundation através do Prêmio de Inovação Comunitária, o qual ficaram entre as 24 melhores iniciativas comunitárias do Brasil.
“A iniciativa se fortalece a cada encontro. São muitas ideias e objetivos traçados, um deles é fortalecer a comercialização e consequentemente termos demandas para os pequenos empreendedores. Estamos organizando e nos preparando para criarmos a cooperativa e favorecer ainda mais o desenvolvimento local das nossas comunidades”, afirma Vitor Esteves, jovem empreendedor beneficiado.
Jovens participantes da oficina |
Os jovens que participam da Caroá são beneficiados do Programa Jovem Empreendedor Rural da Adel, que conta este ano, com o apoio do Instituto Carrefour, Manos Unidas, Instituto Oi Futuro, Fundação Interamericana, Fundo Caixa Socioambiental e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, e, com o patrocínio da Petrobras.