Os jovens integrantes do Curso pretendem criar empreendimentos não-agrícolas com foco na área gastronômica, eletrônica, vendas e estética; e, empreendimentos agrícolas, na área de avicultura e ovinocultura.
Jovens no Centro de Formação do Jovem Empreendedor Rural, Sororoca/São Gonçalo do Amarante |
Fábio Júnior, 18, residente em Apuiarés, pretende abrir uma Tapiocaria em parceria com a mãe Célia Maria, 40. A venda será feita em um carrinho em lugares e horários estratégicos. A jovem Brena Kézia, 26, de Umirim, relata que entrou no Programa com o desejo de abrir uma lanchonete, mas mudou de ideia durante a formação, pois percebeu outras oportunidades.
Assim como Fábio Júnior e Brena, ambos os jovens estão analisando o mercado e decidindo qual área empreenderem. A cada módulo do curso, os jovens se especializam mais sobre a escrita do seu plano de negócio e percebem as oportunidades existentes.
Jovens apresentando suas ideias empreendedoras |
Esta semana os jovens estudam sobre Matemática Financeira, Contabilidade e Gestão de Custos com a finalidade de planejar o orçamento do empreendimento. Eles também compartilham seus saberes e ideias empreendedoras com os jovens Tupigá – Arlesson, 21 e Florian, 18, da ONG Casa do Rio que estão no Ceará para conhecer as experiências da Adel e do Programa Jovem Empreendedor Rural.
Na próxima quinta-feira (19/05) o empreendedor social Thiago Cavalli e a Designer de Produtos Luly Viana realizam a oficina de empreendedorismo e cadeia da moda sustentável para a turma. A ideia é apresentar aos jovens o projeto Teçume, iniciativa desenvolvida pelo grupo com sete artesãs na comunidade Santa Izabel, no município de Careiro Castanho/Amazonas.
Ainda esta semana, a economista Raquel Ferreira da Adel, discutirá com os jovens o modelo de plano de negócios utilizado pelo Fundo Veredas, iniciativa da Adel para apoiar financeiramente empreendimentos de jovens empreendedores rurais.
Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios
O Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios, integra a primeira etapa do Programa Jovem Empreendedor Rural e tem uma carga horária de 720 horas aulas, cumpridas ao longo de 04 meses.
Fábia Oliveira, monitora educacional, e os jovens do Programa Jovem Empreendedor Rural |
O curso é destinado para jovens com idade entre 16 e 32 anos, que desejam abrir seu próprio negócio e permanecer no meio rural. Durante a formação os jovens aprendem sobre as características de um empreendedor, elaboram seus planos de negócios e discutem sobre a implantação de seu empreendimento.
Nesta quarta semana presencial do Curso, entre os dias 16 e 20 de maio, os eixos temáticos são: Matemática Financeira; Contabilidade e Gestão de Custos. Ao final deste módulo, os jovens começam a desenvolver o plano orçamentário dos seus negócios.
Este ano, o Programa Jovem Empreendedor Rural da Adel conta com o apoio do Instituto Carrefour, Manos Unidas, Instituto Oi Futuro, Fundação Interamericana, Fundo Caixa Socioambiental e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, e, com o patrocínio da Petrobras para realização do programa.