Estratégia de Atuação

Nossa estratégia de atuação foi desenvolvida ao longo da nossa história por meio da troca de saberes e conhecimentos com as comunidades, os jovens empreendedores rurais, agricultoras e agricultores familiares. A partir das interações com nosso público-beneficiado, entendemos quais são os desafios mais comuns e relevantes para promoção do desenvolvimento local.

Dentre os desafios existentes nos territórios rurais brasileiros, destacamos: a ausência de ferramentas adequadas para desenvolver o território a partir das oportunidades do cenário local; os atores locais não se sentem aptos a desenvolver um empreendimento ou um projeto gerido por eles mesmos; pouco ou nenhum apoio financeiro para implantar aprimoramentos nas formas tradicionais de produzir e atuar; e, jovens, agricultoras e agricultores não têm as condições exigidas por bancos e fundos convencionais de microfinanças para tomar um empréstimo e investir em suas propriedades.

Acreditamos que para ter sucesso ao empreender em um ambiente tão hostil, os atores locais precisam trabalhar juntos, cooperar uns com os outros e formar redes e parcerias entre eles e com outros empreendedores e organizações. Os empreendedores precisam complementar saberes tradicionais com ferramentas e práticas modernas, tecnologias socioambientais e soluções que possam contribuir para a formação de redes e parcerias.

Para superar esses desafios, trabalhamos em nossos programas e projetos com a seguinte estratégia que possibilita o acesso a conhecimentos, ao crédito, as redes e as tecnologias.

Conhecimento

Formação com agricultoras e agricultores familiares. Formação com jovens empreendedores rurais. Elaboração de Planos de Negócios. Assessoria Técnica continuada.

Crédito

Fundos Rotativos Solidários. Fundo Veredas: Crédito Orientado a Jovens Empreendedores.

Redes

Fortalecimento de Associações e Rede de Jovens Rurais. Formação de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Criação de fóruns setoriais/regionais. Comunicação Social com comunidades.

Tecnologias

Assessoria Técnica. Intercâmbios e oficinas de difusão de tecnologias. Acesso a tecnologias socioambientais e de informação e comunicação .

Modelo Híbrido de Atuação

Desde 2016, atuamos com um modelo híbrido de gestão e nossa estratégia está organizada em duas áreas: Programas e Novos Negócios. Na área de Programas, realizamos programas e projetos sociais criados, desenvolvidos e executados nos territórios e nas comunidades onde atuamos, orientados por finalidades e objetivos alinhados com o nosso plano estratégico e inteiramente voltados ao cumprimento de nossa missão institucional. Esses programas e projetos são financiados por doações de parceiros, financiadores e investidores sociais.

Na área de Novos Negócios, aproveitamos nossas expertises, que possuem valor agregado e relevância para contribuir com modelos de negócios e de atuação de empresas, fundações e governos locais. Oferecemos essas expertises no mercado em formatos de serviços de consultoria e assessoria para gestão e promoção do desenvolvimento local, gestão de impactos socioambientais e inteligência territorial. Nesse campo de Novos Negócios, trabalhamos na customização de estratégias de impacto socioambiental para atender às necessidades, interesses e particularidades de clientes.

Os resultados econômicos e financeiros das operações de Novos Negócios são inteiramente destinados à manutenção da nossa estrutura e a contrapartidas institucionais para o financiamento de nossos programas e projetos sociais. Embora sejam formas diferentes de atuar e de engajar parceiros e clientes, em ambas as áreas trabalhamos para geração de impactos socioambientais positivos para territórios e comunidades em situação de vulnerabilidade e resiliência e sempre alinhados com nossa missão – a promoção do desenvolvimento territorial endógeno e sustentável, com melhorias nas condições de vida e trabalho para as populações locais.

Para conhecer detalhes de cada área, acesse: