Mudanças no nosso setor de Comunicação

 

Comunicamos que após dezessete anos à frente da Diretoria de Comunicação, Evilene Abreu deixa a direção executiva este mês, passando a atuar somente como membro do Conselho de Administração.

Sócia e cofundadora da nossa instituição liderou, desde o nosso surgimento, nossa estratégia de Comunicação. Tanto a frente da comunicação institucional e estratégica, como a frente de atividades-fim, de campo, contribuindo para educação e capacitação de jovens rurais, agricultores e agricultoras familiares e para realização de serviços nos ramos de assessoria de comunicação e produção de mídias para grupos produtivos locais e outras organizações da sociedade civil.

Também liderou a criação de estratégias e a produção de conteúdo e materiais e para comunicação social e diálogo com comunidades rurais. Evilene foi essencial para o desenvolvimento da nossa organização e de nossos programas e para sua consolidação como referência nacional em desenvolvimento rural sustentável, especialmente pelo trabalho realizado com jovens de comunidades no Semiárido.

Criou e estabeleceu nossa assinatura comunicacional e nossa identidade visual, com a sensibilidade de entender como a comunicação é um meio efetivo para o desenvolvimento humano. Suas contribuições foram muito relevantes para o sucesso da nossa estratégia de crescimento e expansão institucional, que já beneficiou mais de 30 mil pessoas de áreas rurais em nove estados do Nordeste brasileiro, além dos estados do Amazonas, do Rio Grande do Sul e de Tocantins.

Confira o relato abaixo de Evilene Abreu sobre sua jornada à frente da Diretoria de Comunicação:

Após dezessete anos à frente do setor de Comunicação da Adel, encerro minha gestão no mês de outubro de 2024, com a sensação de ter contribuído de forma significativa para a consolidação desta área na organização. Foram anos intensos e, apesar dos inúmeros desafios enfrentados, foi uma experiência muito enriquecedora e bonita, com grandes resultados e conquistas.

A Adel é hoje uma organização reconhecida e premiada, nacional e internacionalmente, pelo trabalho que desenvolve com jovens, agricultoras e agricultores em vários territórios rurais no Brasil. Comecei minha jornada na Adel ainda bastante jovem e recém ingressa no Curso de Comunicação Social e me sinto bastante feliz e grata por ter tido a oportunidade de, junto com toda a equipe, posicionar sua marca no mercado, além do seu território base, o Médio Curu, no Ceará, região onde a Adel surgiu e que consolidou seu trabalho, antes de expandir para o Nordeste brasileiro.

Acompanhar o crescimento da organização e na Diretoria de Comunicação contribuir para sua missão de promover o desenvolvimento sustentável de territórios rurais, por meio do protagonismo, do empreendedorismo e da cooperação, foi fantástico. A Adel surgiu, em 2007 e foi um impacto para as comunidades onde morávamos nos municípios de Apuiarés e Pentecoste, Ceará, porque ela veio para chacoalhar, para provocar, não apenas em termos de agendas, projetos, mas também nas formas de pensar o desenvolvimento local e fazer Comunicação.

Quando assumi a Comunicação da Adel, o primeiro desafio era fazer com que ela fosse lembrada no seu próprio lugar de origem para além dos seus técnicos, fundadores e fundadoras, que sua missão e sua estratégia de atuação fossem compreendidas pelos seus beneficiários. Talvez hoje, esse possa ser um desafio muito pequeno para uma organização social que precisa captar recursos e tornar-se sustentável. Mas acreditem, tornar a marca de uma organização do Terceiro Setor, no Brasil, compreendida pelo seu público beneficiado é certamente o primeiro passo para não passar despercebida pelos financiadores. Em qualquer estratégia de captação de recursos, a Comunicação e o apoio da comunidade caminham juntos, portanto, é preciso que a marca e a missão de uma organização sejam reconhecidas pelos beneficiários, principalmente quando se trata de uma estratégia de desenvolvimento local.

Um outro desafio que tínhamos e que provavelmente, a maioria das organizações sociais do Brasil tem, são poucos ou nenhum investimento em Comunicação. Orçamentos de organizações que atuam no Terceiro Setor quase sempre são apertados e se nos referirmos a Comunicação eles se reduzem a quase zero. Nesse quesito, me orgulho e sou grata pela confiança e visão que os sócios fundadores da Adel e hoje, os membros do Conselho de Administração sempre tiveram.

Nós sempre investimos em Comunicação e quando a Adel surgiu, mesmo com recursos mínimos para os projetos, aproveitamos toda e qualquer oportunidade para comunicar o nosso trabalho para o nosso público (beneficiários, parceiros e apoiadores). Contamos com a valorosa contribuição de seus sócios para financiar os primeiros “Informativos Adel”, com a minha boa e velha câmera Cyber-shot para registrar as vivências em campo (o primeiro adereço de qualquer estudante de Comunicação, na época), com o despontar do meio digital e o crescimento das redes sociais que possibilitaram comunicar o que estávamos fazendo no interior do Nordeste para o mundo.

Éramos “A nova cara do Sertão”! Por meio desta Campanha de Comunicação, que depois tornou-se o título da Exposição Audiovisual em 2017, ano em que celebramos a primeira década da Adel, buscamos desmistificar por meio da comunicação a construção narrativa descontextualizada sobre a região Nordeste, que tenta negar os saberes e a cultura desse povo.

Ainda sobre a Exposição A Nova Cara do Sertão, que citei acima, ela foi um projeto comunicacional que reuniu por meio de diversas linguagens audiovisuais (fotografia, vídeo) histórias de agricultoras, agricultores e jovens empreendedores que estavam reinventando suas atuações em suas comunidades rurais e dando uma nova cara ao sertão brasileiro. A Exposição ocorreu no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza (CE) e contou com mais de 1,2 mil visitantes.

A realização deste projeto de comunicação é motivo de muito orgulho, pois tivemos pela primeira vez a oportunidade de nos reunir também com membros do Conselho Consultivo e pensar sobre a expansão do trabalho da Adel e seu modelo híbrido, estratégia que exigiu ainda mais o fortalecimento da área de Comunicação.

Logo após esse momento, vivenciamos o contexto pandêmico e mais uma vez, a Comunicação tornou-se primordial. Era preciso avançar ainda mais no digital, desenvolver novas ferramentas em curto prazo e nos adaptarmos àquele contexto. Conseguimos e nos mantivemos “#SeparadosMaisCooperando”, produzindo inúmeros conteúdos para os beneficiários e interagindo com nossos parceiros, apoiadores, lideranças e demais públicos semanalmente. Nesse período, desenhamos e implementamos nossa plataforma de aprendizagem “AdelEduca” para possibilitar o acesso a conhecimentos, suporte e assessoria aos jovens empreendedores rurais da nossa rede.

Nosso bate-papo virtual na pandemia alcançou milhares de visualizações, possibilitou dialogar ao vivo com especialistas de diversas áreas e nos deu ânimo para atravessar aquele momento e seguir sempre fazendo o nosso melhor na Comunicação, pois sempre acreditamos que o caráter educativo da comunicação é capaz de construir uma educação para a cidadania, respeitando os diálogos e saberes e ressignificando o próprio processo de conhecimento sobre os territórios onde atuamos.

Assim, sempre buscamos comunicar, proativamente, as ações e os resultados dos projetos realizados, reconhecendo que a comunicação vai além de informar, de dizer o que faz. Para ter uma comunicação eficaz é preciso compreender os diversos públicos e fazer com que as mensagens compartilhadas sejam compreendidas e partilhadas entre todos os atores. Quando valorizamos as pessoas que caminham conosco na organização, quando contamos suas histórias e criamos espaços de negociação a comunicação flui. Esse modo de fazer Comunicação que desenhei com um time de pessoas comprometidas na Adel se estendeu às diversas consultorias de comunicação que prestamos, estratégias, publicações e projetos audiovisuais implementados ao longo destes anos.

A Comunicação para o Desenvolvimento sempre foi a base da nossa estratégia na Adel, pois acreditamos que todas as pessoas podem ser agentes do seu próprio desenvolvimento e de sua própria comunidade. Por esse motivo, a Comunicação sempre caminhou junto das ações programáticas com o intuito de promover o acesso, a produção e a difusão de conhecimentos entre os atores locais. Nosso objetivo sempre foi fazer uma comunicação real com nossos públicos, não apenas comunicar os fatos.

Poderia citar aqui vários projetos, conquistas, prêmios, séries, mas para não me alongar, quero partilhar com vocês que estou encerrando a minha atuação na Adel como Diretora de Comunicação com a sensação de dever cumprido, de ter contribuído de forma significativa com a área, com o crescimento da organização e com o desenvolvimento de várias comunidades. Junto com uma equipe de Comunicação engajada (Elionardo Oliveira, Kátia Layanne e Sabrina Araújo), com nossa assessoria de imprensa, jornalistas, designers, videomakers e vários outros profissionais da Comunicação que foram parceiros nestes anos, realizamos muito e fizemos o nosso melhor na comunicação da Adel e de cada projeto. Geramos impactos positivos na vida de muitas pessoas e cumprimos nosso objetivo enquanto comunicadores.

Estou feliz por estar encerrando este ciclo na organização como Diretora de Comunicação e muito grata a todas as pessoas que sempre me apoiaram e acreditaram no meu trabalho. Ressalto especialmente aqui o apoio do Diretor Executivo Glaucio Gomes, antes Diretor de Desenvolvimento que sempre acolheu as demandas da Comunicação. Também Adriano Batista, Wagner Gomes, Aurigele Alves e Helano Luz Lopes, que sonharam junto comigo e demais sócios fundadores (Aurenir Luz, Anderson Vieira e Mirlania Lima) a criação da Adel e tornaram possível a existência dela. Vocês, os demais sócios da organização, os vários colaboradores, jovens, agricultoras e agricultores sempre tiveram total disponibilidade para apoiar e colaborar com a Diretoria de Comunicação. Muito obrigada!

Fazendo um balanço geral, acredito que a minha atuação enquanto gestora de comunicação foi muito produtiva e desafiadora. Me despeço com o coração cheio de afeto e carinho desta função e sigo somente como membro do Conselho de Administração e sócia da organização. Inicia agora uma nova etapa para a Comunicação da Adel e na minha vida pessoal e profissional.

Longa vida à Comunicação da Adel e a todos os seus projetos!

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