Nesta sexta-feira, 24 de agosto de 2024, apresentamos para nossa comunidade: parceiros, apoiadores e públicos beneficiários, nosso posicionamento sobre as eleições e campanhas eleitorais.
Mais uma vez, vamos manter o diálogo pacífico e propositivo com atores políticos, econômicos, sociais e culturais relevantes e estratégicos em seus ambientes de atuação, com absoluta neutralidade partidária e sem nenhum tipo de discriminação político-ideológica, sempre tendo como principal alvo e propósito o cumprimento de nossa missão institucional.
Nesse sentido, não será tolerado o uso de símbolos, dizeres, dados e imagens ou qualquer outra referência a Adel em atividades promocionais e de campanha eleitoral. Também é vedada a associação de imagem ou mensagem que esteja conectada a ação de algum setor, área técnica, serviço ou projeto da Adel, em qualquer município onde atuamos.
Segundo nosso Diretor Executivo, Glaucio Gomes, respeitando o nosso Regimento Interno, não vamos adotar qualquer tipo de posição partidária e não participaremos, de nenhum modo, de processos eleitorais na administração pública, o que inclui o fato de estar vedado o apoio, de qualquer tipo que seja, a candidatos e partidos em qualquer pleito a ser realizado.
Seguiremos a premissa de manter nosso ativismo em prol de uma agenda positiva por um modelo de desenvolvimento humano, sustentável, inclusivo e que seja um vetor de redução das desigualdades e discriminações entre as pessoas. Seguiremos nossa atuação pela resiliência das comunidades rurais, apoiando-as para sua convivência ecológica com a realidade do Semiárido e de outros biomas ameaçados em todo o Brasil. E avançaremos em nossos esforços pelo fortalecimento da agricultura familiar sustentável, pela promoção da diversidade, pela garantia dos direitos humanos, aprimoramento da democracia e efetivação das condições de cidadania no meio rural.
“Essas são causas caras à Adel, que estão associadas à sua missão. São razões pelas quais trabalhamos e lutamos diariamente, pensando nas comunidades rurais, na sociedade brasileira e na sustentabilidade da vida no planeta, independente de governos de ocasião. Nosso foco é reduzir desigualdades e discriminações e ampliar as oportunidades, promover o desenvolvimento humano, sustentável e inclusivo e garantir os direitos humanos para todas as pessoas nos territórios rurais”, diz Gláucio.
Nota Adel Eleições Municipais 2024
Nas eleições municipais de 2024, que elegerão, no dia 6 de outubro, em todo o país, prefeitos e vereadores, a Adel não adotará qualquer tipo de posição partidária e não participará de nenhum modo, dos processos eleitorais em todo seu território de atuação no Nordeste brasileiro. Também não participará de nenhum evento de cunho político partidário, bem como não convidará nenhum candidato ou aliado para participar de suas atividades, no período de 90 dias que antecede as eleições municipais.
Do exposto, posiciona-se que a Adel manterá o diálogo com as instituições públicas e que após as eleições municipais, as atividades e projetos em andamento seguirão o seu curso, bem como novos diálogos e parcerias poderão surgir neste âmbito.
A Adel mantém sua postura institucional e segue advogando em defesa de causas, valores e preceitos que são fundamentais à sua missão e visão como organização da sociedade civil.