Nas últimas semanas, realizamos no município de Canindé e Itapipoca, no Ceará, o último ciclo formativo do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Rural, que faz parte das ações do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). As turmas contam com o apoio do Instituto Localiza, por meio do Edital Juventude em Movimento.
A programação priorizou a finalização do conteúdo programático do Curso e em preparar os jovens para apresentarem seus Projetos de Negócios para a banca de avaliação, que deve acontecer ainda esse mês. O propósito da banca é apoiar as ideias e apontar melhorias para os projetos que podem receber apoio financeiro do Fundo Veredas, nossa estratégia de microcrédito voltada exclusivamente para participantes do PJER.
Paula Andreia, 32, moradora da comunidade Bom Jesus no Assentamento Maceió, em Itapipoca/CE, ressalta que o curso tem lhe proporcionado muitas aprendizagens. “Sou agricultora e trabalho na venda de cosméticos. O curso tem sido de fundamental importância para o crescimento do meu trabalho. Nessas formações tenho adquirido muitos conhecimentos e ferramentas fundamentais para melhorar minhas estratégias de vendas e alcance de novos clientes. Também aprendi a organizar melhor minhas finanças, investir na divulgação através de um planejamento de marketing, e muito mais. Agradeço a Adel e o Instituto Localiza pela oportunidade”, reforça.
O Curso do PJER reúne informações e ferramentas importantes para os participantes utilizarem na elaboração de seus Projetos de Negócio. O PJER visa criar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores de comunidades rurais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para que possam permanecer no meio rural, aproveitando seus talentos e suas vocações, como agentes do desenvolvimento local.
Para José Arildo, 28, morador da comunidade Sítio Coqueiro no Assentamento Maceió, em Itapipoca/CE, o Curso tem fortalecido seu sonho de permanecer no meio rural e empreender. “Pretendo seguir os passos dos meus pais de investir na agricultura sustentável e na criação de galinha caipira, e através do curso tenho adquirido conhecimentos para tornar isso possível. As formações são espetaculares, estou bem contente com o que vivenciamos até o momento, o bom é que não é nos dado as soluções nas etapas e sim nos orientam a ver outros caminhos para solucionar os problemas, novas visões de comércio, a traçar metas e objetivos. O curso está sendo bem proveitoso e eu como jovem e futuro empreendedor no ramo de galinha caipira poedeiras estou aproveitando o máximo para quando a implantação do meu negócio estiver 100% na ativa estar afiado para os desafios, e certo dos caminhos que irei trilhar rumo ao tão sonhado sucesso”, destaca.
Visita de assessoria aos jovens
Entre os dias 26 e 28 de julho realizamos visitas in loco aos jovens dos dois territórios para assessorar no planejamento, implantação, monitoramento e gerenciamento dos negócios rurais. Mais de vinte jovens receberam suporte necessários para preenchimento dos seus Projetos de Negócio e para esclarecimento de suas dúvidas.
Durante as visitas de assessoria, nossa equipe observa os impactos positivos que o empreendimento traz para a vida do jovem e da comunidade e faz um levantamento geral de dados dos beneficiados, a fim de registrar os desafios que os jovens enfrentam e elaborar soluções criativas e inovadoras para apoiar o desenvolvimento dos negócios.
A assessoria técnica e gerencial continuada, desde a elaboração do projeto de negócio até o alcance de metas de desempenho e de sustentabilidade dos empreendimentos fazem parte da estratégia do Fundo Veredas e são fundamentais para a consolidação dos projetos.
Sobre o PJER
Este ano, o PJER chega ao seu 14º ano de desenvolvimento no Semiárido do Ceará. Nesse período, o Programa impactou as vidas de mais de 3.500 jovens locais ao oferecer a eles acesso a conhecimento, a investimento, a redes de suporte e cooperação e a tecnologia.
Apoiou a construção de planos, fomentou o desenvolvimento desses projetos e disponibilizou orientações e proteção durante os estágios incipientes de suas jornadas como empreendedores, protagonistas e lideranças em suas comunidades. Foi certificado como tecnologia social de referência pela Fundação Banco do Brasil e recebeu prêmios nacionais e internacionais pelos impactos alcançados.