Na semana em que celebramos o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, preparamos a campanha Viva com Orgulho LGBTQIAP+, que buscou refletir e informar nossa comunidade institucional sobre essa pauta legítima e atual – a Diversidade e Inclusão, principalmente da população rural LGBTQIAP+.
Desde 2019, realizamos o projeto “Diversidade e Desenvolvimento Rural: Jovens LGBTQ+ Protagonistas no Semiárido do Ceará” com a população LGBTQIAP+ que reside nos territórios rurais de cinco municípios cearenses: Apuiarés, Paracuru, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante e Tejuçuoca. O objetivo do projeto é contribuir para inclusão e garantia de direitos de jovens LGBTQIAP+ que moram em comunidades rurais. Além disso, produzimos muito conteúdo de qualidade sobre o tema.
A mais recente publicação é a cartilha “Diversidade Rural: Caminhos para a inclusão de jovens LGBTQIAP+“ que foi lançada no dia 28 de junho, às 17h. O material foi apresentado por meio de uma live no nosso canal no Youtube e disponibilizado em formato digital, para acessar clique aqui. A cartilha aborda conceitos de diversidade e orientação sexual, direitos humanos da população LGBTQIAP+, homofobia: principais práticas e comportamentos, desafios de pessoas LGBTQIAP+ no meio rural, redes de proteção à população LGBTQIAP+ e ainda fala sobre a nossa atuação com jovens LGBTQIAP+.
Ainda na mesma semana, dia 26 de junho, às 10h, em alinhamento com a campanha Viva com Orgulho LGBTQIAP+, realizamos uma Roda de Conversa com nossa equipe. No segundo “Bate-papo Adel” dialogamos sobre Letramento de Gênero, com Ludymilla Santiago, Diretora de Redes de Apoio do Conselho Executivo do Instituto + Diversidade. Ludymilla é formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Brasília, é Ativista Social desde 2009 pelo movimento LGBTI+, com atuação nas pautas de Direitos Humanos, Raça, Mulheres, Gênero e Sexualidade e outras minorias políticas. Compondo instituições como a ANAVTrans no Distrito Federal, ANTRA, FONATRANS e Rede Afro LGBT a nível nacional.
Todos os eventos aconteceram de forma remota, para contemplar todas as equipes que atuam no Nordeste, ampliando a interação com os colaboradores em campo e toda nossa comunidade.
Lançamento da cartilha “Diversidade Rural: Caminhos para a inclusão de jovens LGBTQIAP+”
A live de lançamento da cartilha “Diversidade Rural: Caminhos para a inclusão de jovens LGBTQIAP+” debateu o tema “Existem multiplicidades na diversidade – Caminhos para a inclusão da população rural LGBTQIAP+” e contou com a participação de Dediane Souza, travesti, jornalista, mestra e doutoranda em Antropologia; Dhyana Lopes, travesti e jovem apoiada pelo PJER Diversidade; Ana Clara Souza, Mulher cis LGBTQIAP+, pós-doutora na Escola de Negócios da PUCRS, doutora em Administração pela UFRGS; e Aurigele Alves, mulher cis lésbica e nossa Diretora de Programas.
Para Aurigele, a cartilha cumpre o importante papel de trazer os olhares para a zona rural, muitas vezes esquecidas pelas políticas públicas. “Infelizmente, o Brasil ainda é um dos países mais violentos para essa população e o que mais mata pessoas travestis e transexuais. Nesse contexto, a cartilha busca refletir sobre o quão é importante reafirmar parcerias para a construção de uma realidade plural e inclusiva e de ampliar a alcance das políticas públicas principalmente na zona rural, onde muitas delas demoram a chegar e, às vezes, não chegam”, afirma.
A live segue disponível no nosso canal do YouTube:
Mais ações
A convite da Portocem, no dia 30 de junho, às 11h30min, nossa Diretora de Programas Aurigele Alves, ministrou a palestra Diversidade e Inclusão para colaboradores da empresa de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante (CE), Manaus (AM) e São Paulo (SP). A palestra faz parte das atividades da Portocem em alusão ao mês da Diversidade.