Finalizamos o primeiro ciclo avançado do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) nos municípios de Canindé e Itapipoca no Ceará. As turmas contam com o apoio do Instituto Localiza, por meio do Edital Juventude em Movimento.
Mais de cinquenta jovens participam do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Rural nos dois territórios. No último ciclo, foram trabalhadas oficinas sobre Análise de Mercado; Liderança; Ferramentas Gerenciais; Estratégia de Comercialização; e, realizamos também tutorias individuais.
Para Raquel Ferreira, nossa Coordenadora de Programas, os jovens estão empolgados para iniciar o novo ciclo formativo. “Os jovens estão determinados com as suas novas ideias de negócios, nesse novo ciclo as turmas darão início ao preenchimento do Projeto de Negócio, onde com a ajuda da nossa equipe conseguem escrever de forma real o projeto para ser colocado em prática”, afirma.
As áreas dos Projetos de Negócio são diversas e incluem: loja de roupas, loja de variedades, gráfica, manicure, clínica de estética, mercadinho, venda de salgados e comidas, artesanato, estúdio de sobrancelhas, apicultura, piscicultura, suinocultura, avicultura caipira, agroindústria de beneficiamento do coco e horticultura.
Para Marivalda Alves, 26, que reside na comunidade Barra do Córrego, Assentamento Maceió, em Itapipoca/CE, a formação está sendo uma grande oportunidade para melhorar seus conhecimentos e colocar sua ideia de negócio em prática. “Minha ideia de negócio é fazer uma loja física para vendas de roupas e acessórios, tenho experiência em vendas e acredito que através do curso irei melhorar minhas habilidades. Me identifico com o empreendedorismo, tenho o objetivo de gerar empregos, permanecer na minha comunidade e ser dona do meu próprio negócio”, enfatiza.
No próximo ciclo avançado, os jovens vão recapitular os conhecimentos aprendidos e começarão a trabalhar temas mais específicos de acordo com suas realidades. Dentre os conhecimentos adquiridos, eles passam a ter noção de como elaborar um planejamento estratégico e analisar o mercado onde desejam atuar. As atividades previstas para este ciclo são: Oficinas de Planejamento Estratégico, Comunicação e Marketing, Mídias Sociais e Marketing Digital e seguem nas tutorias individuais.
Para Fernando Gomes, 22, que reside no município de Trairi/CE, a formação tem lhe trazido novos conhecimentos e irá ajudar a ampliar o seu empreendimento. “Já empreendo, tenho uma loja de perfumaria e produtos variados, a New Variedades, mas eu estava precisando de direcionamentos para melhorar meu negócio. Eu não tinha o suporte necessário para embasar as minhas decisões e nortear os meus objetivos. No curso, estou aprendendo como gerir melhor o meu negócio e como empreender de forma sustentável. O curso é de grande utilidade para nós jovens, pois estamos aprimorando nossos conhecimentos de forma prática”, afirma.
Por meio de encontros imersivos, os jovens trabalham conceitos e ferramentas para iniciarem a construção de seus Projetos de Negócios, seja para fins econômicos ou sociais. O Projeto de Negócio é imprescindível para o jovem ter acesso ao crédito, por meio do Fundo Veredas, nossa iniciativa de microcrédito.
Sobre o PJER
Há mais de 10 anos, realizamos o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) visando criar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores de comunidades rurais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para que possam permanecer no meio rural, aproveitando seus talentos e suas vocações, como agentes do desenvolvimento local.
Ao longo desses anos de atuação, o PJER já beneficiou mais de 3 mil jovens de diversos municípios no estado do Ceará. Foi certificado como tecnologia social de referência pela Fundação Banco do Brasil e recebeu prêmios nacionais e internacionais pelos impactos alcançados.