Iniciamos, neste mês, a segunda etapa do Projeto Jovens Protagonistas Rurais: Educação contextualizada para o desenvolvimento sustentável, com o apoio do Instituto Solea.
Realizado em duas escolas rurais no Ceará, EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães e EEFM Adelino Alcântara Filho, localizadas em Pentecoste e São Gonçalo do Amarante respectivamente, a primeira etapa do projeto foi desenvolvida com professores e gestores escolares, abordando temas transversais à educação como empreendedorismo, protagonismo social de adolescentes e jovens e aprendizagem cooperativa.
A formação com professores foi a primeira ação da iniciativa. Neste mês iniciamos a etapa dois com 100 estudantes das duas escolas rurais atendidas. Eles estão participando de oficinas com foco no desenvolvimento sustentável, na construção de projetos de vida e de trajetórias de desenvolvimento no contexto rural que considerem o empreendedorismo e o protagonismo social como estratégias viáveis para sua permanência no campo.
Alternando entre as duas escolas atendidas, o ciclo formativo com os estudantes iniciou no dia 01 de março de 2023. Já foram trabalhados nos encontros semanais as oficinas: Boa gestão das Águas; Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento Local; Juventude e Direitos Humanos; Juventude e Empreendedorismo Rural; Protagonismo de Jovens Rurais para o Desenvolvimento Local; Sustentabilidade e Conservação da Caatinga; e, Tecnologias Sociais como Instrumento para Transformação Positiva do Contexto Local.
Além do ciclo de oficinas, o projeto irá realizar laboratórios de criação de projetos, sessões de mentoria, seminários sobre os ODS e banca de avaliação dos projetos. Buscamos por meio desta ação, contribuir com a redução do abandono escolar e colaborar com a construção de projetos de vida pela juventude em suas comunidades.
“Os encontros são bastante proveitosos, as turmas são animadas e muitas coisas apresentadas nas oficinas são novas para os estudantes, outras como a questão do semiárido, da caatinga e do empreendedorismo eles já ouviram falar, mas não tinham muito aprofundamento nos temas, então para eles/as tem sido uma experiência diferente. Eles e elas costumam relatar que gostam da maneira diferente que as oficinas são ministradas (referindo-se a metodologia da aprendizagem cooperativa)”, relata Karoliny Viana, nossa Analista de Projetos.
A escola ocupa um papel extremamente relevante e oportuno na proteção dos adolescentes e em sua formação integral, como cidadãos e também como potenciais protagonistas em transformações sociais na região.
Para o jovem João Luiz, estudante do segundo ano da EEFM Adelino Alcântara Filho, de São Gonçalo do Amarante, o curso tem lhe oportunizado visualizar novas oportunidades. “O curso está sendo muito bom pra mim pois eu agora posso pensar em alguma forma de me firmar na minha cidade profissionalmente, estou podendo ter uma visão mais ampla de como me manter no interior e não precisar sair para procurar emprego em cidades vizinhas”, afirma.