Na última sexta-feira (29/07), a Adel realizou o 5º Encontro da Rede Jovens Empreendedores Rurais no auditório da EEEP Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste/CE. Cerca de noventa jovens de nove municípios do Estado do Ceará estiveram no evento.
O Encontro reuniu jovens que participam do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Adel desde 2009 para debater o tema – “Ecossistema Empreendedor: Desafios e Oportunidades no Território”.
O evento possibilitou a interação entre os jovens empreendedores e o fortalecimento da Rede. Um espaço para a juventude rural discutir suas inquietações e qual o tipo de desenvolvimento deseja para o território.
Adriano Batista, Diretor Executivo da Adel, deseja boas vindas aos jovens |
O Painel Quais as motivações para os jovens empreenderem? contou com a participação de quatro jovens do território que compartilharam suas histórias de vida. Rafael Marques, 22; Gabriela Marques, 21; Benedito Barbosa, 21; e, Rayssa Duarte, 24; além de serem jovens beneficiados da Adel e empreendedores, têm em comum o desejo de permanecer no território e serem agentes de desenvolvimento local.
Pâmela Gaino (mediadora), Gabriela Brito, Rayssa Duarte, Benedito Barbosa e Rafael Marques (da direita para esquerda) – participantes do Painel: Quais as motivações para os jovens empreenderem? |
Benedito Barbosa, conta que o que lhe motivou a empreender foi “enxergar um negócio, uma oportunidade na minha própria comunidade porque eu não quero sair do meu território”. A Designer de Moda Rayssa, 24, acredita que empreender é reinventar sempre. Atualmente, está empreendendo na Caroá – Cooperativa de Jovens Empreendedores Rurais, uma ideia coletiva dos jovens do território para comercializar os produtos a um preço justo para os jovens e consumidores.
Ecossistema Empreendedor
Ainda no período da manhã, o Diretor de Desenvolvimento da Adel, Glaucio Gomes, ministrou a Palestra – Ecossistema Empreendedor: Desafios e Oportunidades. Com experiência e atuação na área de Gestão do Desenvolvimento, ele discutiu com a juventude rural as perspectivas do território.
Gláucio ressaltou a visão da Adel para o desenvolvimento do Território e a importância da Rede de Jovens Empreendedores Rurais. “Essa rede crescendo, se fortalecendo e fazendo coisas juntas é tão ou mais importante do que todo o processo anterior a ela, pois empreender é uma atitude de aproveitar o que você tem de recursos e oportunidades onde você está pra gerar mudanças”.
Gláucio Gomes, Diretor de Desenvolvimento Adel |
A Adel acredita que a Rede de Jovens Empreendedores Rurais possibilita uma maior comunicação e interação entre os sujeitos do território. A troca de saberes, as experiências empreendedoras, as oportunidades e os desafios vistos no coletivo serão mais fáceis de serem solucionados.
Adriano Batista, co-fundador e Diretor Executivo da Adel ressalta que somente de forma endógena alcançaremos o desenvolvimento do território. “Nós acreditamos que com a participação dos jovens e agricultores é possível empreender e fortalecer a economia local. E enxergamos nos próximos anos, que as pessoas estarão colaborando umas com as outras e utilizando o empreendedorismo para o seu crescimento pessoal e principalmente da sua comunidade”.
Jovens na palestra Ecossistema Empreendedor: Desafios e Oportunidades |
Rede de Jovens Empreendedores Rurais
A Rede mobiliza e engaja jovens de comunidades rurais em uma experiência de compartilhamento, cooperação, troca e aprendizagem. Atualmente 222 jovens participam da Rede e diariamente interagem entre si em um grupo virtual.
Thais Oliveira e Jackeline Soares (da direita para esquerda) fazendo uma apresentação musical no evento |