Intercâmbio com produtores de mel no Ceará

As abelhas exercem um papel fundamental para o equilíbrio ambiental e disseminar os impactos positivos dessa cadeia produtiva é essencial para a promoção do desenvolvimento local sustentável. Por meio do nosso Programa Soluções Rurais temos fortalecido essa atividade produtiva junto com a Rede Néctar do Sertão e realizado diversos intercâmbios com produtores de mel do Ceará. O mais recente, aconteceu na última sexta-feira, 20/01, na comunidade Lagoa das Pedras, Apuiarés/CE.

Trinta e cinco apicultores e meliponicultores do município de Aratuba/CE conheceram mais sobre a prática da criação de abelhas com e sem ferrão na propriedade do Everardo Alves, Meliponicultor, Apicultor e membro da Rede Néctar do Sertão. 

Em Lagoa das Pedras, os produtores observaram de perto o apiário e o meliponário modelo gerenciado pela Rede Néctar do Sertão. Também participaram de uma rota ecológica guiada por Everardo; Hiara Meneses, Presidenta da Associação Cearense de Meliponicultores (ACMEL); Tiago Cerqueira, nosso Analista de Projetos; e Epifânia Macêdo, Zootecnista e Pesquisadora. Além da nossa equipe, estiveram presentes no intercâmbio, representantes da ACMEL, da Secretaria de Agricultura de Aratuba, das associações locais de Aratuba e Capistrano, como a de Apicultores e da Economia Solidária e, os técnicos de campo do SENAR e EMATERCE.

Everardo Alves, Meliponicultor e Apicultor

Para Everardo Alves, esses encontros são sempre uma oportunidade para trocar conhecimentos e fortalecer a cadeia produtiva. “Tenho bastante satisfação de compartilhar conhecimentos e de ajudar outros produtores de abelha que querem seguir por esse caminho. É uma atividade que tenho orgulho e amor em fazer há anos, e a partir da união da Rede Néctar do Sertão com a Adel é possível acontecer encontros como esse pra fortalecer ainda mais a produção de mel no nosso Ceará”, enfatiza.

O intercâmbio visou a troca de experiências sobre as boas práticas de manejo agroecológico para produção de mel de abelhas, considerando aspectos ecológicos, econômicos e socioambientais. Além do momento dedicado ao manejo das abelhas Apis mellifera (abelhas com ferrão), o público participante pode conhecer mais sobre as experiências do empreendimento Coletivo da Rede Néctar do Sertão no tocante ao resgate e preservação das abelhas-nativas-sem-ferrão no território do Médio Curu.

Antônio Neto Viana, 49, Presidente da Associação da Agricultura Familiar de Aratuba, relatou que o intercâmbio vai agregar bastante nas atividades dos produtores de mel do seu município. “Estou iniciando na apicultura e meliponicultura e acompanhei quase 40 produtores nesse evento que trouxe informações e estudos novos que a gente não tinha conhecimento. O intercâmbio é um momento que só vem agregar na nossa vida. Espero que a gente consiga replicar esses conhecimentos e multiplicar nossas colmeias”, afirma.

Rede Néctar do Sertão

Desde 2015, nós apoiamos os criadores (as) de abelhas da Rede Néctar do Sertão, iniciativa que busca conservar a Caatinga e fortalecer a produção local. A Rede Néctar do Sertão reúne produtores rurais dos municípios de Apuiarés, Pentecoste e Tejuçuoca no Ceará. Estes criadores(as) de abelhas enxergam a ameaça de extinção das espécies e o grande potencial do inseto e do território.

Os (as) produtores (as) da comunidade Lagoa das Pedras, do município de Apuiarés (CE), são responsáveis por uma reserva ambiental com cerca de 100m², onde foram plantadas diversas espécies nativas da Caatinga, tais como aroeira, angico e pau d’arco, também conhecido como ipê. As espécies foram estrategicamente pensadas pela afinidade que têm com a abelha nativa, jandaíra. Graças a rede criada, os meliponicultores mantém o espaço de maneira sustentável e colaborativa.

Nossas atividades com a Rede Néctar do Sertão incluem assessorias, pesquisa, estudo e encontros para fortalecer os vínculos entre os participantes. Os Intercâmbios da Rede Néctar do Sertão contribuem diretamente na articulação da participação social e institucional do grupo em um Arranjo Produtivo Local para fortalecer a Cadeia do Mel na região do Vale do Curu/CE e pensar na estruturação da rota do mel no território. 

Compartilhar: