DIAGNÓSTICO

Empreendedorismo e Comunicação

Realizamos o projeto de Formação e Apoio a Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais com jovens de comunidades rurais localizadas no entorno do Complexo Eólico-Solar Serrote, da Qair Brasil, no município de Trairi/CE. A iniciativa, além de promover o desenvolvimento de empreendimentos de negócios e de impacto socioambiental dos jovens, incluiu uma consultoria especializada em Comunicação para o Desenvolvimento.

Os jovens participaram do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais, que aborda os primeiros passos para empreender e ser protagonista de sua história de vida. A formação se propôs a auxiliar os jovens no desenvolvimento de suas capacidades técnicas e gerenciais, bem como na elaboração de seus projetos de negócios. Após o Curso, os jovens apresentaram os Projetos de Negócios ao Fundo Veredas, iniciativa de crédito própria e particular criada e gerida por nós. Com investimentos financeiros da Qair Brasil, o Fundo Veredas apoiou dez (10) jovens.

O projeto também ofereceu aos jovens consultoria em Comunicação a fim de contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento de seus negócios. A consultoria em Comunicação priorizou a elaboração e implementação de estratégias para o ambiente digital. Em virtude do avanço da Covid-19, os empreendedores tiveram que repensar suas práticas de comunicação, comercialização e vendas para respeitar o distanciamento social e se adaptar aos novos formatos de negócios e de relações com clientes e fornecedores.

Resumo do Projeto

Eixo do Projeto: Empreendedorismo; Educação para o Desenvolvimento. Comunicação. Protagonismo de Jovens
Local: Ceará
Período: 2021 – 2022
Parceiro: Qair Brasil

Abrangência: Um município (Trairi) e 16 comunidades (Canaã, Mundo Novo, Córrego dos Furtados, Caraúbas, Serrote, Tamanduá, Gurguri, Mucunã, Córrego da Ramada, Chão Duro, Matões, Goiti, Pau Furado,
Oficina, Atola e Esperinha)

Objetivo: Fomentar e apoiar a criação de alternativas de geração de trabalho e renda para jovens das comunidades rurais por meio do
desenvolvimento de empreendimentos de negócios e de impacto socioambiental.

Resultados

29

jovens concluíram o Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais

257

horas de assessoria técnica e gerencial aos jovens empreendedore

107

horas de consultoria em comunicaçaão e marketing digital para os jovens

Desenvolvimento e transferência de planos e stratégicos de comunicação e marketing digital para 10 empreendimentos

R$ 30.580,50

investidos com financiamento no Fundo de Apoio aos Jovens Empreendedores;

10

projetos de negócios de jovens empreendedores rurais apoiados e em operação

Transferência de ferramentas práticas para otimização de trabalho dos jovens no ambiente online;

Inserção dos empreendimentos nas plataformas digitais para comercialização e contato com os públicos-alvo.

Palavras dos Protagonistas