Vaga para Analista Socioambiental

Estamos com vaga aberta para profissional com interesse em atuar no desenvolvimento de nossos projetos com jovens, agricultoras e agricultores familiares. A pessoa contratada dará suporte operacional e técnico às atividades inerentes a nossa área de Novos Negócios, tais como elaboração de diagnósticos socioambientais, implantação e gestão de projetos socioambientais, elaboração e execução de Programas de Comunicação Social (PCS) e Programas de Educação Ambiental (PEA).

O local de trabalho será em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, mas a pessoa contratada poderá ser requisitada para apoiar nossas ações em outros estados do Nordeste.

Por meio da nossa Diretoria de Novos Negócios, disponibilizamos um leque de serviços a empresas, governos e outros atores da sociedade civil para colaborar com suas próprias estratégias de promoção do desenvolvimento humano e local, incorporar ou disseminar práticas de sustentabilidade corporativa ou ainda compensar, controlar e mitigar impactos derivados de suas operações. A área oferece e realiza serviços como consultoria, assessoria, gestão, gerenciamento e operacionalização de projetos de desenvolvimento local.

A vaga de Analista Socioambiental possui tempo indeterminado, com carga horária de 40h/semanais, de preferência de segunda à sexta, das 8h às 12h e 13h30min às 17h30min.

Requisitos/Perfil desejado

Ensino Superior completo na área socioambiental e/ou em áreas afins como: Biologia, Geografia, Gestão Ambiental, Engenharia Florestal, Economia Doméstica e Engenharia Agronômica.

Profissional com ampla vivência em elaboração e execução dos programas ambientais voltados a socioeconomia; elaboração de diagnósticos socioambientais participativos, incluindo levantamento e análise crítica de dados secundários; gerenciamento e análise de documentos e registros oriundos dos profissionais de campo; elaboração de material informativo/educativo e relatoria.

Boa comunicação, oral e escrita; habilidade de articulação com diferentes atores; determinação, flexibilidade e organização; habilidades de negociação e diplomacia.

Experiência em articulação e mobilização institucional junto ao terceiro setor, setor privado ou público. Conhecimento da legislação ambiental e licenciamento de projetos.

Conhecimentos de informática: Pacote Office; Excel (intermediário/avançado); CAD e GIS.

Possuir pensamento analítico e lógico; demonstrar disponibilidade para atendimento às demandas e necessidades das outras áreas, em conformidade com a gestão da sua área.

Disponibilidade para viagens regionais e nacionais frequentes.

Disponibilidade de empreender viagens e deslocamentos a localidades remotas com condições restritas de conforto.

Habilidade de condução de veículos com habilitação CNH categoria B.

Principais atividades

Elaborar diagnósticos socioambientais participativos; análise de dados socioeconômicos e estatísticos; interpretação dos resultados; proposição de projetos de educação ambiental e tecnologias socioambientais para as famílias e comunidades; proposição e avaliação da implementação das medidas e ações previstas.

Elaboração e execução de programas do meio socioeconômico (Educação ambiental e Comunicação social) de grandes empreendimentos.

Mobilizar, sensibilizar e promover capacitações com agricultores, mulheres, estudantes, professores e jovens beneficiados pela instituição.

Elaboração de relatórios analíticos relacionando as atividades desenvolvidas em campo.

Elaboração de gráficos de acompanhamento das atividades realizadas.

Interagir com o público-alvo, com equipes de grandes empreendimentos, gestão pública local e demais atores envolvidos em ações inerentes à situação do cargo.

Identificar e antever situações de conflito entre os principais atores, propondo ações e soluções.

Articular reuniões com as comunidades e parceiros locais.

Acompanhar a implantação e desenvolvimento de projetos junto às comunidades rurais que beneficiamos.

Acompanhamento de equipes terceirizadas, prestadores de serviços, consultores e projetistas.

Acompanhar os serviços das empresas subcontratadas para o fiel cumprimento do contrato, verificando os seguintes pontos: garantia da qualidade, prazos e custos estabelecidos, tomando ações de correção quando necessário.

Participar de eventos, treinamentos e oficinas ofertados pela organização e parceiros.

Acompanhamento de comunidades e execução de outras atividades pertinentes a rotina de campo e escritório.

Executar outras atividades correlatas à função.

Benefícios

Plano de saúde ambulatorial (50/50), com cobertura regional; plano odontológico com cobertura regional; seguro de vida e vale alimentação.

Local de trabalho

Currais Novos – RN

Como se candidatar

Os interessados deverão enviar o CV com pretensão salarial até 27/09/2023 para oportunidades@adel.org.br com o assunto: Analista Socioambiental.

Compartilhar: