Nesta semana foi divulgado o resultado das inscrições da Edição Especial do Corre Criativo, uma iniciativa do Instituto Localiza e a Fa.vela, hub de educação e aprendizagem empreendedora, inovadora, digital e inclusiva. Sete jovens que fazem parte do PJER, nosso Programa voltado para promoção do empreendedorismo e protagonismo de jovens rurais foram selecionados.
O Corre Criativo é um programa que visa fortalecer a inclusão e as habilidades empreendedoras, digitais e de liderança entre jovens empreendedores. O programa oferece mentorias, oficinas, aulas, acolhimento psicossocial coletivo e diversas outras atividades para empoderar jovens a desenvolver e consolidar os seus planos para o futuro. Os jovens também têm acesso a uma bolsa de R$800,00 para garantir o acesso à internet durante os quatro meses de atividades formativas.
As atividades acontecerão entre 2 de setembro a 13 de dezembro de 2024. Haverá encontros formativos em grupo 2 vezes por semana, nas terças e quintas das 14h30 às 17h e um sábado por mês, das 9h30 às 12h. As mentorias personalizadas com especialistas serão programadas para as quartas-feiras, em horários a combinar. Os encontros formativos online em grupo e para atendimento psicossocial serão uma segunda-feira, por mês, das 14h às 15h30.
Projetos selecionados de jovens atendidos pela Adel
Para essa edição do Corre Criativo foram selecionados no total, 40 jovens de organizações parceiras do Instituto Localiza. Dos sete jovens cearenses selecionados e atendidos pelo nosso programa, cinco são mulheres e dois são homens. A maioria dos empreendimentos desses jovens são na área de vendas e serviços, principalmente estética e beleza. Dois deles, são agrícolas: Cantinho Agroecológico, localizado no assentamento Monte Orebe e liderado pela jovem Vitoria Teixeira, 25; e, Recanto ApiVerde, iniciativa do jovem Mateus Vieira, 23, no Assentamento Santana da Cal. Ambos situados no município de Canindé.
Os demais projetos estão localizados nos municípios de Itapipoca e Trairi. A participação no programa Corre Criativo é motivo de muita alegria para todos os jovens que buscam aprimorar cada vez mais seus conhecimentos e fortalecer seus negócios na região, destacou a jovem Carliane Lopes, 29, Assentamento Tiracanga, Canindé, quando perguntamos sobre suas expectativas ao ser selecionada.
“Pretendo aprimorar ainda mais meus conhecimentos e minha visão de negócios. Acredito que sempre podemos fazer mais, e é isso que espero dessa nova formação, parceria e apoio para mim e tantos outros jovens que tem o objetivo de ter e manter seu próprio negócio. Fiquei imensamente feliz quando recebi a confirmação da minha aprovação para essa formação e não tenho dúvidas que vai trazer novos conhecimentos para ajudar na administração e desenvolvimento do meu negócio”, relata Carliane Lopes.
Fernando Gomes Soares, 23, da comunidade Córrego da Ramada, no município de Trairi, conta que está bastante animado com essa oportunidade. “Fiz a inscrição de uma forma espontânea, mas estou com altas expectativas. Juntando o meu conhecimento e os novos que eu irei adquirir, espero driblar algumas barreiras que ainda enfrentamos ao empreender. Quando recebi o resultado fiquei super animado e ansioso para começar para colocar tudo em prática”, vibra Fernando.
Os demais jovens também destacaram suas expectativas em fazer parte do Corre Criativo:
“Estou bem animado para participar dessa formação, fiquei muito feliz de saber que passei na seleção”, relata Mateus Vieira.
“Estou muito feliz e confiante com o resultado da seleção, pois será mais uma oportunidade de acessar conhecimentos. Fiquei supersatisfeita e contente”, Vitoria Teixeira, 25, mãe, agricultora.
“Estou muito satisfeita com o resultado e pretendo crescer mais ainda com essa formação. Fiquei muito feliz quando saiu o resultado e vi que meu nome estava lá”, Karine Araújo, 29, Assentamento Tiracanga, Canindé.
Minhas expectativas são as melhores possíveis. Fiquei muito feliz em ver que estava entre as selecionadas. Dentre tantos jovens com projetos maravilhosos eu ter sido uma das escolhidas para participar dessa nova jornada na minha vida foi espetacular”, Sâmia Nascimento de Sousa, 26, comunidade de Bom Jesus, Assentamento Maceió, Itapipoca.
“Nesse novo curso espero muito aprendizado para poder cada vez mais aprimorar meu negócio. Quando recebi esse resultado até agora não estava acreditando que consegui passar, esse curso vai me ajudar muito no meu desenvolvimento para mais uma conquista para 2025”, Beatriz Rodrigues, 26, comunidade Barra do Córrego, Assentamento Maceió, Itapipoca.