Semana de Meio Ambiente na Bacia Potiguar

Amanhã, 4, das 9h às 17h, vamos realizar na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Ponta do Tubarão, Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável, localizada na comunidade Diogo Lopes, Macau/RN, junto com a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) e o Instituto Neoenergia mais uma edição da nossa oficina Fotografia de Aves.

A oficina faz parte das atividades da Semana de Meio Ambiente na região promovida pela SAVE Brasil e organizações locais. A oficina Fotografia de Aves é voltada para os jovens e busca despertar neles outros olhares para o território. A formação aborda conceitos básicos da fotografia, a partir da exploração dos recursos disponíveis em aparelhos smartphones e câmeras profissionais. Inclui também atividades de campo para fotografar e observar as aves da Bacia Potiguar.

Além desta oficina, estão acontecendo palestras sobre as aves limícolas migratórias e seus respectivos habitats. As palestras iniciaram hoje, 3, pela manhã, durante o Circuito das Aves Limícolas realizado pela SAVE com as crianças de Diogo Lopes. Esta atividade envolve momentos de interação, fixação de conteúdo, atividades lúdicas e a construção de um painel interativo das aves da região. 

Nos dias 6 e 7 de junho, das 8h às 12h, o Circuito das Aves será realizado em Guamaré e Galinhos, respectivamente. Estas atividades fazem parte do Projeto Flyways Brasil desenvolvido pela SAVE e  propõe a conservação das aves limícolas (aves que se alimentam de invertebrados escondidos na lama) migratórias e de áreas consideradas importantes para estas espécies ao longo da Bacia Potiguar, especialmente praias, lagunas costeiras e estuários com manguezais.

De acordo com os dados levantados no monitoramento realizado pelo Projeto nos últimos seis anos, a Bacia Potiguar é um importante local para as aves limícolas migratórias manterem seu ciclo de vida. Todos os anos, centenas de aves migram longas distâncias até chegarem à região em busca de repouso  e alimento, para que consigam seguir sua viagem. O monitoramento revelou que entre os meses de novembro a dezembro de 2020, foram observadas cerca de 3 mil aves, número considerado expressivo se comparado a outras regiões do país que também fazem parte das rotas migratórias dessas aves.

No entanto, pesquisadores chamam atenção para o declínio populacional que as aves vêm sofrendo ao longo dos últimos anos em todo o mundo. As principais causas são perturbações que atrapalham seu descanso e degradação ambiental dos habitats utilizados por elas. Das vinte espécies que ocorrem na Bacia Potiguar, quatro se encontram na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA): o maçarico-rasteirinho, o maçarico-de-costas-brancas, o maçarico-de-papo-vermelho e a batuíra-bicuda. A situação acendeu o alerta para a necessidade de ações que ensinem as comunidades locais sobre o papel que as aves desempenham para o equilíbrio ecológico das áreas onde vivem.

De acordo com Juliana Bosi, Gerente de Projetos da SAVE Brasil, o objetivo é mostrar para toda a comunidade a beleza dessas aves, ensinar sobre sua história, seu ciclo de vida e suas adaptações para vencer os desafios trazidos por essas longas viagens. “Acreditamos que com esse conhecimento, poderemos ver nascer nas pessoas o orgulho por compartilharem com as aves uma região tão importante e bonita, a responsabilidade por cuidar do ambiente que elas precisam e a vontade de encontrar soluções para que as atividades locais sejam compatíveis com a conservação das aves limícolas”, destaca.

As atividades da Semana de Meio Ambiente na Bacia Potiguar contam com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), da RDS Ponta do Tubarão e das Prefeituras de Galinhos e Guamaré através das Secretarias de Meio Ambiente.

Programação Semana de Meio Ambiente

RDS Ponta do Tubarão em Diogo Lopes

Circuito das Aves Limícolas

03/06, das 9h às 12h / 14h às 17h

Oficina de fotografia de aves com o celular

04/06, das 9h às 17h

Local: Rancho AMAGOA

Formulário de inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqnU5aGUkTanvxQN0JVbK5PALF38MepNuMfXldmW3JAmIpFA/viewform

Guamaré

Circuito das Aves Limícolas

06/06, das 08h às 12h

Local: Centro de Convenções Vicente Brito Miranda

Galinhos

Circuito das Aves Limícolas

07/06, das 08h às 12h

Local: Escola Municipal Prof. Freitas

SAVE Brasil e Adel

Há mais de um ano, iniciamos nossas ações de comunicação social com a SAVE Brasil, através do Projeto Flyways Brasil. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Neoenergia. O projeto faz parte do Programa Aves Limícolas da SAVE Brasil. Os objetivos principais do projeto são monitorar espécies de aves limícolas na Bacia Potiguar, engajar as comunidades locais na conservação das aves limícolas e promover a conservação de habitats importantes para aves limícolas com foco na valorização destas.

O Projeto Flyways Brasil realiza na Bacia Potiguar oficinas com educadores e estudantes da rede básica de ensino, a fim de informar a população local sobre a importância de contribuir para conservação das aves e de seus habitats. Também desenvolve atividades ambientais contextualizadas com os diferentes públicos locais, o que inclui empreendimentos hoteleiros, salinas, órgãos municipais de meio ambiente, além das organizações comunitárias.

Compartilhar: