Selecionados para a nova turma do PJER no Ceará

Anunciamos a lista dos selecionados para a nova turma do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) no Ceará. Mais de 60 pessoas de 16 comunidades locais, com idade entre 18 e 32 anos, participaram da seleção. Essa turma conta com o apoio do Instituto Solea.

O processo seletivo foi composto por duas etapas: preenchimento da ficha de inscrição on-line e entrevistas in loco com os jovens e suas famílias. A visita ajuda a entender o contexto de cada jovem, suas dificuldades e potencialidades.

Trinta e cinco (35) jovens foram selecionados e vão receber apoio para empreender e implementar seus projetos de inclusão socioprodutiva em suas comunidades. Eles vão participar, inicialmente, do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Rural, com 240 horas/aula, em sequências imersivas.

O Curso reúne informações e ferramentas que auxiliarão os participantes na elaboração de seus Projetos de Negócio. Serão abordados temas como desenvolvimento local, educação financeira, estratégias de comercialização, comunicação, marketing, dentre outros. Após o Curso e com o Projeto de Negócio em mãos, os jovens podem acessar recursos financeiros no Fundo Veredas, nossa estratégia de microcrédito.

Confira a lista dos selecionados:  https://drive.google.com/file/d/1nC__rr7X6cmTdLvwEcXB25OuhQtD18AS/view?usp=sharing

A Aula Inaugural acontece dia 20 de novembro, às 9h, no centro de formação do Instituto Coração de Estudante, comunidade Cipó, em Pentecoste/CE.

Sobre o PJER

Há 14 anos, realizamos o PJER visando criar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores de comunidades rurais. Ao longo desses anos de atuação, o PJER já impactou cerca de 4 mil jovens. Apoiou a construção de planos, fomentou o desenvolvimento desses projetos e disponibilizou orientações e proteção durante os estágios incipientes de suas jornadas como empreendedores, protagonistas e lideranças em suas comunidades. Foi certificado como tecnologia social de referência pela Fundação Banco do Brasil e recebeu prêmios nacionais e internacionais pelos impactos alcançados.

Nossa Parceria com o Solea

Desde 2022, iniciamos nossa relação com o Instituto Solea, ao ser aprovado via edital, nosso Projeto Jovens Protagonistas Rurais: Educação contextualizada para o desenvolvimento sustentável, uma proposta inovadora e interativa nas Escolas, que integra nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). Cerca de 100 estudantes e 20 professores de duas escolas públicas no Ceará: EEFM Adelino Alcântara Filho, em Croatá, São Gonçalo do Amarante/CE; e, EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães, em Pentecoste/CE, foram beneficiados.

Compartilhar: