Projeto leva água para consumo humano a comunidades no Rio Grande do Norte

D. Ozana Fernandes, beneficiária de uma cisterna de placas de 16 mil litros na comunidade de Caraúbas.

Desde setembro de 2022, estamos executando projetos do Programa AES Brasil Gera+, da AES Brasil, em três estados do Nordeste: Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Uma das ações do Programa prioriza a Segurança Hídrica nos municípios Lajes e Fernando Pedrosa, no Rio Grande do Norte. 

As ações de Segurança Hídrica incluem a perfuração de Poços Profundos, construção de Cisternas de Placas, implantação de chafarizes e sistemas de bombeamento solar. Ao todo, 86 famílias serão beneficiadas. No último dia 31/01, fizemos a entrega simbólica de 20 cisternas na comunidade de Caraúbas, localizada em Lajes/RN. 

Beneficiários das cisternas de placas de 16 mil litros

Cada cisterna tem capacidade para armazenar até 16 mil litros de água proveniente da chuva. O evento contou com as presenças de representantes da nossa organização, da AES Brasil, e da Unipar, parceira no Complexo Eólico Cajuína, e lideranças das comunidades envolvidas no projeto.

As cisternas são uma tecnologia social de baixo custo e permitem o acesso à água própria para o consumo humano e produção de alimentos. Nesta fase do projeto, 20 famílias foram beneficiadas, selecionadas a partir de um diagnóstico do território com base em critérios específicos relacionados à necessidade do acesso à água via construção de cisternas. As famílias contempladas pelo projeto serão capacitadas para a utilização e manutenção do equipamento e orientadas para o uso eficiente da água no semiárido.

“Antes da cisterna eu passava a manhã inteira buscando água no carro de mão para abastecer minha casa, isso era quase todo dia. O carro pipa passava uma vez no mês, mas eu só tinha uma caixa de mil litros, se eu tivesse uma cisterna a água duraria mais. Agora que tenho, a nossa vida melhorou, com ela cheia tenho mais tempo para cuidar das minhas plantas, dos meus animais e fazer outras atividades”, comemora Ozana Fernandes, 59, beneficiária de uma cisterna de placas de 16 mil litros na comunidade de Caraúbas.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles, o acesso à água potável, direito humano fundamental. A nossa expectativa é que as famílias beneficiadas com essas ações de Segurança Hídrica possam melhorar suas condições de vida.

“O acesso à água de qualidade para consumo humano tem um impacto direto sobre a saúde e a segurança alimentar e nutricional das famílias residentes nesse território. Nós estamos em uma região que sofre com secas cíclicas, com períodos prolongados sem chuvas de tempos em tempos, levando grande parte das famílias a sofrer intensamente com a falta de água potável”, reforça Wagner Gomes, nosso Diretor de Novos Negócios.

Compartilhar: