Poços artesianos contribuem para a segurança hídrica

Iniciativa fortalece a qualidade de vida, agricultura e desenvolvimento sustentável.

Há dois anos, estamos executando projetos do Programa AES Brasil Gera+, da AES Brasil, em três estados do Nordeste: Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Uma das ações do Programa prioriza a Segurança Hídrica nos municípios Lajes e Fernando Pedroza/RN.

Na última segunda, 4, três poços artesianos foram inaugurados, para levar água às famílias que vivem nas comunidades Juazeiro e Sopé da Serra, em Lajes e Velho Tomaz, localizada em Fernando Pedroza. Os poços artesianos vão beneficiar 42 famílias, aproximadamente 205 pessoas.

O projeto de Segurança Hídrica também abarcou a construção de cisternas de placa, tecnologia social com capacidade para armazenar até 16 mil litros de água provenientes da chuva, bem como oficinas de gestão hídrica.

“A entrega dessas tecnologias sociais representou uma grande vitória, pois trouxe dignidade e segurança hídrica para as comunidades rurais atendidas. Antes, elas enfrentavam dificuldades diárias para obter água limpa e adequada para o consumo humano e o desenvolvimento de suas atividades produtivas. O evento simbólico de entrega representa o início de uma nova fase de desenvolvimento e autonomia para as famílias, que agora têm acesso garantido à água, um recurso indispensável para a vida”, reforça Wagner Gomes, nosso Diretor de Novos Negócios.

O evento de inauguração dos poços ocorreu no Auditório da Secretaria de Agricultura no município de Lajes, com a presença de representantes das comunidades, Secretaria de Economia e Planejamento de Lajes, IFRN de Lajes, Sindicato Rural de Lajes, liderança comunitária, membros da nossa equipe e da AES Brasil.

Em fevereiro, finalizamos a construção de 20 cisternas de placas para famílias em comunidades na região. As ações beneficiaram aproximadamente 62 famílias. Outra iniciativa é o projeto de Inclusão Produtiva com mulheres de comunidades rurais. O objetivo é apoiar o desenvolvimento local e fomentar o empreendedorismo e geração de renda.

“Antes da cisterna eu passava a manhã inteira buscando água no carro de mão para abastecer minha casa, isso era quase todo dia. O carro pipa passava uma vez no mês, mas eu só tinha uma caixa de mil litros, se eu tivesse uma cisterna a água duraria mais. Agora que tenho, a nossa vida melhorou, com ela cheia tenho mais tempo para cuidar das minhas plantas, dos meus animais e fazer outras atividades”, comemora Ozana Fernandes, 59, beneficiária de uma cisterna de placas de 16 mil litros na comunidade de Caraúbas, Lajes/RN.

As ações que executamos para o Programa AES Brasil Gera+ estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre eles, o ODS 5 Igualdade de Gênero e o ODS 6 que pauta o acesso à água potável, direito humano fundamental. A nossa expectativa é que as famílias beneficiadas com essas ações de Segurança Hídrica possam melhorar suas condições de vida.

O Programa AES Brasil Gera+ tem como base quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e segurança hídrica. Celebramos esse trabalho coletivo e a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento e implementação desse Programa da AES Brasil no Nordeste.

Compartilhar: