Novas ações do PJER com apoio do Instituto Solea

Neste semestre, nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) vai apoiar mais jovens no Ceará em parceria com o Instituto Solea. As novas ações incluem dois públicos: jovens empreendedores que já participaram da formação básica do PJER e aqueles que já concluíram o Ensino Médio e desejam iniciar suas jornadas empreendedoras. Ao todo, 60 jovens de 16 municípios serão beneficiados, 30 para cada frente.

O PJER é uma estratégia para inclusão socioprodutiva de jovens de comunidades rurais em situação de vulnerabilidade, tendo o empreendedorismo e o protagonismo como estratégias possíveis para criação e aproveitamento de oportunidades sociais, econômicas e ambientais para que possam permanecer no meio rural e contribuir para o desenvolvimento sustentável de seus territórios com suas vocações, seus saberes e suas potencialidades.

O início das atividades com os jovens egressos da Formação Básica do PJER está previsto para outubro. Os selecionados participarão de um Curso dividido em 5 módulos, com 80h de formação presencial, visando o desenvolvimento e aceleração de seus negócios. A formação avançada inclui ainda encontros focais, tutorias individuais, visitas de acompanhamento mensais e assessorias sob demanda. 

Já a formação básica inicia em novembro. Os selecionados participam do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Rural, com 240 horas/aula, em sequências imersivas. Os jovens contam também com tutorias e mentorias. Além da formação, o Programa prevê acesso ao crédito, por meio do Fundo Veredas, nossa estratégia de microcrédito focada em jovens empreendedores rurais, assim como o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o fortalecimento de redes cooperativas. 

Antes de iniciarmos a formação empreendedora, vamos realizar um Diagnóstico para conhecer o cenário onde os jovens atuam, e assim, construirmos uma estratégia de inclusão produtiva qualificada. Os municípios atendidos serão: Apuiarés, Canindé, Caridade, Caucaia, General Sampaio, Itapipoca, Paracuru, Paramoti, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Lançamento do Projeto

Para celebrarmos ainda mais esse marco, na próxima sexta, 25/08, às 16h, durante a nossa live em celebração ao Dia Internacional da Juventude, vamos realizar o lançamento dessa fase do Programa, por meio de um encontro online no nosso canal do Youtube. A Gerente de Projetos do Instituto Solea, Anna Del Mar, estará junto com nossa Diretora de Programas, Aurigele Alves, debatendo sobre o tema: Juventudes Rurais e Convivência Sustentável com o Semiárido. Dois jovens beneficiados pelo PJER: Rojane Santos, 30 e Maílson Bezerra, 30, estarão compartilhando suas trajetórias de protagonismo e empreendedorismo nos seus territórios. 

Rojane trabalha com o beneficiamento do coco na agroindústria de sua comunidade, Sítio Coqueiro no Assentamento Maceió, em Itapipoca/CE. É uma liderança local, Presidenta da Associação Comunitária Vida Melhor, artista popular no grupo cultural Balanço do Coqueiro, membro do MMTR-NE (Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste) e do GT de juventudes da Rede de agricultores(as) agroecológicos(as) e solidários(as) do Vale do Curu. Já Maílson Bezerra é Técnico agrícola, educador popular, empreendedor rural, multiplicador em Agroecologia e técnicas de convivência com o semiárido, atual Secretário de esporte e juventude do município de Apuiarés, graduando em Engenharia ambiental e sanitária.

O objetivo da live é dialogar sobre a importância dos jovens serem protagonistas em seus territórios. Por meio do nosso Programa com jovens (PJER) e em parceria com o Instituto Solea, buscamos engajar e estimular os jovens na luta em prol da restauração da Caatinga e de uma convivência sustentável com o Semiárido. A live é um chamado/convite para todos os jovens que já fazem parte do PJER e também para outros jovens protagonistas somarem nesse debate que não tem pretensão de se esgotar neste momento. Participe desse debate. Acesse o link e salve o lembrete:

Nossa Parceria com o Solea

Desde 2022, iniciamos nossa relação com o Instituto Solea, ao ser aprovado via edital, nosso Projeto Jovens Protagonistas Rurais: Educação contextualizada para o desenvolvimento sustentável, uma proposta inovadora e interativa nas Escolas, que integra nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). Cerca de 100 estudantes e 20 professores de duas escolas públicas no Ceará: EEFM Adelino Alcântara Filho, em Croatá, São Gonçalo do Amarante/CE; e, EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães, em Pentecoste/CE, foram beneficiados.

O Projeto buscou disseminar conteúdos relacionados à educação para o desenvolvimento sustentável, através da introdução de temas transversais em uma perspectiva de educação contextualizada, que aproxima a escola da realidade das comunidades rurais onde vivem seus estudantes, considerando o potencial que têm como protagonistas sociais e futuros empreendedores locais. Com destaque especial para a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Compartilhar: